A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL: ALGUNS DESAFIOS NA PANDEMIA

Autores

  • Vera Lúcia Landó Contart Teles Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

A participação igualitária de todos na escola, regra prevista em lei, é pressuposto para se alcançar a desejável educação de qualidade. Uma das formas de se assegurar essa equidade é ofertar com humanidade e justiça, oportunidades de ensino participativo e democrático em toda a rede pública. Com a influência de organismos internacionais, percebemos que o cenário em busca por um ensino de qualidade, começou a ser desenhado nas décadas de 1980 e 1990, quando o Brasil iniciou um amplo processo de ajuste no sistema educativo, com políticas públicas educacionais voltadas para esse fim, por meio de, planos, metas e diretrizes, que apesar de colocar a educação como tema central, o que se percebe é que a mesma, se tornou mais competitiva, fragmentada, dualizada e seletiva social e culturalmente.

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Publicado

2021-06-07