A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
A presente pesquisa buscou verificar a contribuição da literatura e da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem da língua portuguesa, por meio de uma formação crítico-reflexiva desde os anos iniciais de escolarização. Este processo de aprendizagem envolve o trabalho para o alcance das dez competências previstas pela BNCC (2017), considerando a ludicidade e o prazer pela experiência com a leitura literária. Por meio de uma revisão bibliográfica relacionada à literatura e ao processo de ensino e aprendizagem, este trabalho inicia-se com uma contextualização das políticas públicas nacionais (BNCC, 2017; PCN, 1998; LDB, 1996) e os fundamentos teóricos (SAUSSURE, 1994; BAKHTIN, 2016; CHOMSKY, 2009, ) ligados à linguagem e o ato comunicativo até o desenvolvimento de habilidades cognitivas ligadas à percepção e desenvolvimento das competências de escutar, ler, compreender, interpretar e expressar-se criticamente (ABRAMOVICH, 1997; FREIRE, 2008; LIBÂNEO, 2001). O interesse (vontade de aprender) do aprendiz em muito influenciado pelo estímulo da família e da/o escola/professor são peças centrais, pois através deles que a criança terá o seu primeiro contato com as histórias e os livros.Referências
ABRAMOVICH, Fani. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo:
Scipione, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016.
BENJAMIN, Walter. Professores podem ser Scherazade? O papel da memória, da
narrativa, da leitura e da escrita na formação de professores. In: KRAMER, Sonia.
Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo:
Ática, 2010. p. 151-188.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria Análise Didática. São Paulo
Moderna, 2000.
COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São
Paulo: Global, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed.
Curitiba: Positivo, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam.
49. ed. São Paulo, Cortez, 2008.
________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A formação do “cidadão produtivo”: da política de
expansão do ensino médio técnico nos anos 80 à fragmentação da educação
profissional nos anos 90: entre discursos e imagens (2001-2004). Rio de Janeiro: UFF,
2004. Relatório de pesquisa.
GONÇALVES, Frank da Silva. O uso da literatura no ensino de português língua
estrangeira numa abordagem intercultural. Tese (Doutorado) – Centro de Federal 112
de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos
de Linguagens, Belo Horizonte, 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências
educacionais para a profissão docente. São Paulo: Ática, 2001.
________. Didática. São Paulo. Cortez, 1994.
LIMA, Janaina. Entre fraldas e livros. Conhecimento Prático - Língua Portuguesa e
Literatura, ano 8, edição 74, dez/jan. 2019, Editora Escala.
MARCUSCHI, Luiz António. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.
São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Braziliense, 1994.
MEIRELLES, Elisa. Literatura muito prazer. Nova Escola, ano XXV, n. 234, ago.,
2010. Editora Abril. p. 48-58.
SILVA, Ezequiel Theodoro Da. A produção da leitura na escola: Pesquisas x
Propostas. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
SUASSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix, 1994.
VYGOTSKY, Liv S. in. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva históricocultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
Scipione, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016.
BENJAMIN, Walter. Professores podem ser Scherazade? O papel da memória, da
narrativa, da leitura e da escrita na formação de professores. In: KRAMER, Sonia.
Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo:
Ática, 2010. p. 151-188.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria Análise Didática. São Paulo
Moderna, 2000.
COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São
Paulo: Global, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed.
Curitiba: Positivo, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam.
49. ed. São Paulo, Cortez, 2008.
________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A formação do “cidadão produtivo”: da política de
expansão do ensino médio técnico nos anos 80 à fragmentação da educação
profissional nos anos 90: entre discursos e imagens (2001-2004). Rio de Janeiro: UFF,
2004. Relatório de pesquisa.
GONÇALVES, Frank da Silva. O uso da literatura no ensino de português língua
estrangeira numa abordagem intercultural. Tese (Doutorado) – Centro de Federal 112
de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos
de Linguagens, Belo Horizonte, 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências
educacionais para a profissão docente. São Paulo: Ática, 2001.
________. Didática. São Paulo. Cortez, 1994.
LIMA, Janaina. Entre fraldas e livros. Conhecimento Prático - Língua Portuguesa e
Literatura, ano 8, edição 74, dez/jan. 2019, Editora Escala.
MARCUSCHI, Luiz António. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.
São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Braziliense, 1994.
MEIRELLES, Elisa. Literatura muito prazer. Nova Escola, ano XXV, n. 234, ago.,
2010. Editora Abril. p. 48-58.
SILVA, Ezequiel Theodoro Da. A produção da leitura na escola: Pesquisas x
Propostas. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
SUASSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix, 1994.
VYGOTSKY, Liv S. in. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva históricocultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
2021-06-07
Edição
Seção
Artigos Científicos