PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: ESTUDO DE CASO EM GOIÂNIA – GO

Autores

  • Sabrina Andrade de Melo Faculdade Alfredo Nasser
  • Maria Elizabeth Alves Mesquita Soares

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar um estudo de caso sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças autistas na educação infantil no município de Goiânia. Além de compreender como o campo afetivo e cognitivo auxiliam no processo educativo do aluno autista. Primeiro, traz a discussão das leis que amparam a inclusão do autista na escola de ensino regular. Após isso, busca conceituar à luz de teóricos da área educacional e psicológica o que é o autismo e métodos utilizados na área educacional para a alfabetização desses alunos. Em seguida, apresenta como a educação aliada ao campo afetivo é importante para a socialização e ampliação do repertório de experiências e sensações. Esta pesquisa contribui para ampliar reflexões sobre a educação inclusiva, principalmente de alunos autistas, e de como o campo afetivo é importante para as práticas educativas. Os procedimentos metodológicos incluem revisões bibliográficas, análise das entrevistas, cruzamento de fontes, leis referentes ao processo educativo inclusivo e sobre o autismo. O que se tem, é a importância da utilização de metodologias outras para a educação inclusiva que reforcem a afetividade e que auxiliem esses alunos a tomar consciência de si, dos outros, da sociedade em que se vive e do seu papel dentro dela.

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Publicado

2021-06-07