A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GOIANO A PARTIR DA BNCC: caminhos trilhados e experiências vividas

Autores

  • Abadia de Lourdes da Cunha Faculdade Alfredo Nasser
  • Ana Lúcia Lopes Sarmento
  • Giselly de Oliveira Lima
  • Henrique Lima Assis
  • Maria Elizabeth Alves Mesquita Soares

Resumo

A construção de políticas públicas educacionais são ações importantes e necessárias ao contexto educacional atual. Nos últimos anos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada definindo as aprendizagens essenciais que os estudantes do país precisam aprender. Essa ação político-pedagógica de implementação da BNCC no território goiano, via o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) redimensionou a educação brasileira e, consequentemente, a do estado de Goiás. Nesse contexto, este artigo objetiva a narração dos caminhos pelos quais a BNCC foi traduzida no DC-GO, refletindo o processo de criação vivido pela equipe de currículo de Goiás. Assim, o artigo se fez em três partes. A primeira, uma Introdução clara e precisa sobre o contexto da Base e sua implementação; a segunda, apresenta os Caminhos trilhados para a construção do DC-GO e a terceira parte, denominada Experiências vividas, dá vez e voz para alguns integrantes da equipe de currículo relatar, refletir o vivido.

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular,
educação é a base, Brasília, 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da
Educação. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, MEC, SEB,
DICEI, 2013.
DESLAURIERS, J. & KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In:
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e
metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (p. 127/153).
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC,
2002. Apostila.
HAMZE, Amélia. Currículo, movimento, percurso, caminho da vida. In: Canal
do Educador. Disponível em:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/curriculo-movimentopercurso-e-caminho-da-vida.htm Acesso em: 18 fev 2019.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-06-07