TRABALHO INFANTIL, ESCOLARIZAÇÃO E INSERÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL REPUBLICANO
Resumo
Procurou-se evidenciar os fatos históricos que levaram a construção do processo de escolarização de crianças negras no período republicano, estabelecendo os prejuízos que o trabalho infantil e a discriminação ocasionaram a esse processo, os fatores que induziram as crianças negras ao trabalho infantil e as condições de trabalhos sub-humanos oferecidos a elas. Traz-se uma reflexão sobre a necessidade da inserção da criança negra na escola, bem como, a forma que o Governo lidou com essa problemática, e por fim, destaca-se os fatores prejudiciais causados pela discriminação dentro das instituições escolares e o dilema que essas crianças enfrentavam entre sustentar sua família com o trabalho infantil ou buscar melhores condições de vida através dos estudos. A Educação Pública sempre foi um dilema no Brasil, a possibilidade de uma educação para todos, nunca se concretizou na realidade. Sendo assim, busca-se discutir algumas questões como, por exemplo: De que modo se pode identificar as consequências do trabalho infantil na escolarização da criança negra? Como foram elaborados e desenvolvidos os princípios educacionais que visavam a inserção das crianças negras na escola? De que maneira se pode apontar os problemas causados pela desigualdade social e racial na sociedade e seu efeito na vida escolar da criança negra?Referências
DEL PRYORE, Mary. História das Crianças no Brasil. São Paulo: Editora
Contexto, 1999.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes.
Volume 1:(O legado da “raça branca”). São Paulo: Editora Globo, 1964
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MARTINEZ, Alessandra Frota. Educar e instruir: olhares pedagógicos sobre a criança
pobre no século XIX. São Paulo: Revista Brasileira de História, 1997.V 7, N. 1, jan-dez. 2021
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 38
SIMÕES, José Luís. Anotações sobre a abolição, imigração e o mercado de
trabalho na república velha. (USP). Disponível em: www.uel.br › anais › artigos › mesa
debates › art16. Acesso em:18 ago. 2020.
VIVEIROS, Kilza Fernanda M. de. A criança negra no maranhão: uma leitura a partir
da infância afrodescendente no Brasil. (UFMA), 2006. Disponível em: docplayer.com.br.
Acesso em:18 ago. 2020.
Contexto, 1999.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes.
Volume 1:(O legado da “raça branca”). São Paulo: Editora Globo, 1964
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MARTINEZ, Alessandra Frota. Educar e instruir: olhares pedagógicos sobre a criança
pobre no século XIX. São Paulo: Revista Brasileira de História, 1997.V 7, N. 1, jan-dez. 2021
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 38
SIMÕES, José Luís. Anotações sobre a abolição, imigração e o mercado de
trabalho na república velha. (USP). Disponível em: www.uel.br › anais › artigos › mesa
debates › art16. Acesso em:18 ago. 2020.
VIVEIROS, Kilza Fernanda M. de. A criança negra no maranhão: uma leitura a partir
da infância afrodescendente no Brasil. (UFMA), 2006. Disponível em: docplayer.com.br.
Acesso em:18 ago. 2020.
Downloads
Publicado
2021-06-07
Edição
Seção
Artigos Científicos