TRABALHO INFANTIL, ESCOLARIZAÇÃO E INSERÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL REPUBLICANO

Autores

  • Tales Vinícius de Moura Silva Faculdade Alfredo Nasser
  • Leusa Alves de Moura Silva

Resumo

Procurou-se evidenciar os fatos históricos que levaram a construção do processo de escolarização de crianças negras no período republicano, estabelecendo os prejuízos que o trabalho infantil e a discriminação ocasionaram a esse processo, os fatores que induziram as crianças negras ao trabalho infantil e as condições de trabalhos sub-humanos oferecidos a elas. Traz-se uma reflexão sobre a necessidade da inserção da criança negra na escola, bem como, a forma que o Governo lidou com essa problemática, e por fim, destaca-se os fatores prejudiciais causados pela discriminação dentro das instituições escolares e o dilema que essas crianças enfrentavam entre sustentar sua família com o trabalho infantil ou buscar melhores condições de vida através dos estudos. A Educação Pública sempre foi um dilema no Brasil, a possibilidade de uma educação para todos, nunca se concretizou na realidade. Sendo assim, busca-se discutir algumas questões como, por exemplo: De que modo se pode identificar as consequências do trabalho infantil na escolarização da criança negra? Como foram elaborados e desenvolvidos os princípios educacionais que visavam a inserção das crianças negras na escola? De que maneira se pode apontar os problemas causados pela desigualdade social e racial na sociedade e seu efeito na vida escolar da criança negra?

Referências

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Publicado

2021-06-07