Representações Sociais da juventude: o contraponto do mundo
Resumo
A juventude contemporânea, objeto de estudo de diversos campos científicos e centro de várias representações elaboradas por setores do Estado, da polícia, da educação, dos movimentos sociais, organizada e estruturada em vários segmentos, não recebe as cifras pejorativas a seu respeito de maneira paciente e silenciosa. Ela mesma, a juventude, perante os seus vários grupos, diz o mundo e diz a si. É corajosa para narrar os seus problemas. A juventude contemporânea se apresenta como um documento objetivo do mundo; é expressão e forma ativa das transformações sociais. Pode-se dizer: ela é atravessada por “densas trajetórias sociais”. O objetivo deste trabalho é ouvir a voz da juventude que frequenta a escola pública da periferia de Goiânia, especificamente da região noroeste de Goiânia-Go. Para a realização do trabalho conta-se com o suporte de pesquisas desenvolvidas há 20 anos; com a participação em conferências da juventude; levantamento de dados feitos em fontes secundárias; organização de escutas da voz juvenil; elaboração de seminários; pesquisa participante na condição de professores que, frequentemente, dialogam com os jovens, escutam o seu grito, o seu clamor, a sua força disruptiva.Referências
ARROYO, Miguel. Imagens Quebradas – trajetórias e tempos de alunos e
mestres, Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 2004.
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de
responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia.
São Paulo: Martins Fontes, 2000. V 7, N. 1, jan-dez. 2021
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 22
GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
ARROYO, Miguel. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos.
In: Educar em Revista, Ed. UFPR, Curitiba-PR: 55, p. 47-68, jan./mar. 2015
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis-RJ:
Editora Vozes, 2012.
CADONÁ M. André & GOÉS, C. Hamilton. JUVENTUDE E TRABALHO:
EMPREGO E DESEMPREGO ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE SANTA
CRUZ DO SUL (RS). In: Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.39, p., jul./dez. 2013
CAVALCANTI, Lana de Souza. Uma geografia da cidade – elementos da
produção do espaço urbano, In. _________. Geografia da Cidade, Goiânia:
editora Alternativa, pg. 13-32, 2001.
CRUZ, Renata Cândida. A REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA: de grande
bolsão de pobreza à nova classe trabalhadora. Dissertação de mestrado
defendida no Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de
Goiás. Goiânia: 2015.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito Social. Revista Brasileira de
Educação, n. 24, Rio de Janeiro, set./dez. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 50 ed. São Paulo: Paz e Terra,
2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de
Janeiro: DP&A, 2005
SILVA, Anderson Ferreira. GOIÂNIA À NOROESTE: da ocupação ao novo
centro urbano. Dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília:
Brasília, 2014.
TAKEUTI, Norma. Subjetividades e Vínculos Sociais, in. SOUSA, I. M. (Org.)
Café Filosófico: Filosofia, Cultura E Subjetividade. Natal-RN: Ed. UFRN, p.
262-273, 2004
mestres, Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 2004.
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de
responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia.
São Paulo: Martins Fontes, 2000. V 7, N. 1, jan-dez. 2021
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 22
GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
ARROYO, Miguel. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos.
In: Educar em Revista, Ed. UFPR, Curitiba-PR: 55, p. 47-68, jan./mar. 2015
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis-RJ:
Editora Vozes, 2012.
CADONÁ M. André & GOÉS, C. Hamilton. JUVENTUDE E TRABALHO:
EMPREGO E DESEMPREGO ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE SANTA
CRUZ DO SUL (RS). In: Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.39, p., jul./dez. 2013
CAVALCANTI, Lana de Souza. Uma geografia da cidade – elementos da
produção do espaço urbano, In. _________. Geografia da Cidade, Goiânia:
editora Alternativa, pg. 13-32, 2001.
CRUZ, Renata Cândida. A REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA: de grande
bolsão de pobreza à nova classe trabalhadora. Dissertação de mestrado
defendida no Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de
Goiás. Goiânia: 2015.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito Social. Revista Brasileira de
Educação, n. 24, Rio de Janeiro, set./dez. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 50 ed. São Paulo: Paz e Terra,
2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de
Janeiro: DP&A, 2005
SILVA, Anderson Ferreira. GOIÂNIA À NOROESTE: da ocupação ao novo
centro urbano. Dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília:
Brasília, 2014.
TAKEUTI, Norma. Subjetividades e Vínculos Sociais, in. SOUSA, I. M. (Org.)
Café Filosófico: Filosofia, Cultura E Subjetividade. Natal-RN: Ed. UFRN, p.
262-273, 2004
Downloads
Publicado
2021-06-07
Edição
Seção
Artigos Científicos