UMA ANÁLISE DA FUNÇÃO QUADRÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Bruno Paulista da Silva Araújo Faculdade Alfredo Nasser
  • Elias Rafael de Sousa

Resumo

Este trabalho apresenta o desafio constante no ensino da matemática e tem o intuito de inserir e despertar o interesse e o engajamento do aluno na aplicação do conhecimento. Dentro deste desafio, o objetivo deste trabalho é apresentar estudo com tema: Uma análise da função do segundo grau utilizando o software Geogebra. Para tal análise foi utilizado software GeoGebra como Tecnologia de Comunicação e Informação (TCI). Esse conteúdo, função do segundo grau, é apresentado no primeiro ano do ensino médio e normalmente quando apresentado pelo professor gera atribulações e dificuldades de entendimento por parte dos alunos. Uma maneira de mudar essa realidade é apresentar uma metodologia que possa despertar o interesse dos estudantes e estimulá-los ao aprendizado. Acreditamos que o uso das TCI’s, durante as aulas de matemática, poderá contribuir para o processo de ensino aprendizagem, uma vez que essa metodologia se caracteriza por permitir uma participação mais ativa do aluno.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília.2000.


DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. Vol. 1.


LOPES, Thiago Beirigo; DOS SANTOS, Leniedson Guedes. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE, v. 14, n. 2, 2016.


NACIONAIS, Parâmetros Curriculares; MÉDIO, Ensino. Parte III-Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-29