LEITURAS, TEXTOS E CONTEXTOS

Autores

  • Newton Paulo Monteiro Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre a aprendizagem da leitura à luz das teorias dos gêneros textuais e de aspectos históricos da leitura e do livro. Sintetiza algumas informações de teorias linguísticas contemporâneas para fundamentar uma interpretação das práticas de leitura e de usos dos textos. Em conclusão, são apresentados alguns encaminhamentos para o trabalho com a leitura e os gêneros na escola.

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.


V 6, N. 2, jan-dez. 2020


210 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate


BATHIA, V. K. Applied genre analysis: a multi-perspective model. IBÉRICA, 4 [2002]: 319.

BAZERMAN, C; DIONÍSIO, A. P., HOFFNAGEL, J. C. (Org.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. BAZERMAN, C.; HOFFNAGEL, J. C., DIONÍSIO, A. P. (Org.) Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BEZERRA, B. G. Colônia de gêneros: o conceito e seu potencial analítico. Disponível em: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/27.pdf

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. A leitura: uma prática cultural. In: CHARTIER, R. (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1986.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Kelly Cristina de. Tradições discursivas: uma análise comparativa dos anúncios de emprego de jornais paulistas. In: GARCIA, B.R.V.; CUNHA, C.L.; PIRIS, E.L.; FERRAZ, F.S.M.; GONÇALVES SEGUNDO, P.R. (Orgs.). Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. São Paulo: Paulistana Editora, 2009. Disponível em: http://www.epedusp.org.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (e colaboradores). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro.

Downloads

Publicado

2020-06-29