O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA DE MATEMÁTICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Faculdade Alfredo Nasser
  • Guilherme Saramago Oliveira
  • Graciela Nunes Silva

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo descrever a Formação Continuada de professores que ensinam Matemática no âmbito do PNAIC e suas contribuições à pratica pedagógica aos professores que ministram aulas de matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do MEC, implementado no ano de 2012, que se configura como um compromisso assumido entre o governo federal, estadual e municipal que pretende alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico-documental, apoiada em teóricos embrenhados no tema. O PNAIC de Matemática, promoveu intervenções na forma de abordar o ensino de Matemática no ciclo de Alfabetização, possibilitando discussões e instrumentos que auxiliem no desenvolvimento de competências e potencialidades para qualificar o fazer pedagógico no ciclo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PALAVRAS

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Publicado

2020-06-29