HISTÓRIA E LITERATURA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DA LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Autores

  • João Pedro Rodrigues do Carmo Faculdade Alfredo Nasser
  • Paulo Cesar Soares de Oliveira

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a relação entre história e literatura e seu uso nas aulas no processo ensino aprendizagem de história. Desse modo, tem-se como objetivo discutir o surgimento da História enquanto Ciência Humana e o surgimento do conceito de fonte e documento histórico. Partindo dessa perspectiva, buscou-se observar o desenvolvimento da História e os impactos da nova história. Nesse sentido, observou-se que a teoria estruturalista amplia o conceito de fonte e documento histórico, incorporando novos sujeitos, perspectivas, fontes e documentos históricos. Por causa disso, a literatura torna-se demasiadamente importante, pois permite compreender aspectos da realidade social a partir da perspectiva dos próprios atores sociais. Com base nisso, pode-se observar que a literatura permite compreender diversos aspectos da realidade social, para além de uma perspectiva reducionista, ou seja, que trata a literatura apenas como ficção. No entanto, a distinção entre realidade e ficção precisa ser traçada de modo que permita uma compreensão maior da realidade e possibilite observar as particularidades e singularidades dos aspectos ficcionais.

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Publicado

2020-06-29