A LINGUAGEM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL

Autores

  • Sofia Barbara Domingues Nunes Faculdade Alfredo Nasser
  • Fernanda Franco Tiraboschi

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar dois contextos de educação inclusiva para observar como se dão as interações entre os aprendizes com necessidades especiais e seus professores de apoio. Discutimos ainda sobre a importância da linguagem e a educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem da criança portadora de necessidades especiais. Utilizamos como referencial teórico os estudos baseados na teoria sociocultural de Vygotsky (1993). Dialogamos também com autores que se apoiam nos estudos vygotskiano (CAVALCANTE, 2015; FIGUEIREDO, 2019; SANTOS, 2010; SOUSA, 2017). Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso com observação participante. Investigamos dois contextos de pesquisa, uma sala de aula do ensino médio e uma do fundamental, em duas escolas públicas do entorno da capital goiana. Participaram dessa investigação, quatro alunos portadores de necessidades especiais e dois professores de apoio. Os dados apresentados possuem como base entrevistas os professores de apoio direto e observações de aulas.

Referências

BEZERRA, L. C. S. De que lugar a educação inclusiva olha a linguagem, a criança, o corpo e o sujeito em constituição. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais...Rio de Janeiro - RJ: Editora da UFRJ - ALAB, 2012. v. 1. p. 1-21.


CAVALCANTE, Valdicelia. Alfabetização e letramento na educação inclusiva: desafios e possibilidade. 2015. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em HTTP://bdm.unb.br/handle/10483/15534. Acesso em 20 de Nov. de 2019.


FIGUEIREDO, F. J. Q, de. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. 1. Ed. – São Paulo: Parábola, 2019.


SANTOS, M. T. da C. T. O Projeto Político Pedagógico, autonomia e gestão democrática. In: ROPOLI, E. A. et al. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.


SOUSA, I. V. Tecnologia acessível: reflexões sobre a utilização de recursos tecnológicos sonoros como acessibilidade aos textos literários para o aprendiz com deficiência visual. Revista Linguagens & Cidadania, v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: Acesso em: 14out. 2019.


VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2020-06-29