O PODER DAS MÍDIAS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: indústria cultural, comunicação de massa e consumo na modernidade

Autores

  • Natália Farias Faculdade Alfredo Nasser
  • Bruna Milene Ferreira

Resumo

O trabalho em questão objetiva-se refletir, a constante manipulação presente nos meios de comunicação de massa regidos pela Indústria Cultural que deturpa a visão de singularidade e autonomia, visa o consumo excessivo e desenfreado. Os meios de comunicação, como a televisão e a internet, se tornam ferramentas de persuasão e inversão de valores que enfatizam a necessidade de exposição demasiada e falsa autoconfiança. As crianças e jovens encontram-se em um mundo de constantes atualizações tecnológicas que as estimulam a misturar o público e o privado desde cedo. A educação por sua vez, deve possibilitar maneiras de libertação de ideias impostas, rejeitando qualquer alienação presente nas mídias modernas, a fim de assegurar a compreensão do poder de manipulação desses veículos, utilizados desde os tempos do domínio dos regimes autoritários na Europa até a Era do culto à autoimagem nas redes sociais.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1995.



V 6, N. 2, jan-dez. 2020
130 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate



ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.


BAUMAN, Zygmuny. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.


BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/socespetaculo.html> Acesso em: 17 ago. 2019.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

LACERDA, Gabriel Araújo de. Nazismo, cinema e direito. Rio de Janeiro: Editora Campos Jurídico, 2012.

MEIRA, Ana Marta. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/psoc/v15n2/a06v15n2.pdf> Acesso em: 02 set. 2019.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/ri/intranet/arquivos/cinema_e_propaganda_no_fascismo,_nazism o,_salazarismo_e_franquismo.pdf> Acesso em: 14 ago. 2019.

SANTOS, Valéria Cristiane Moura dos. Luz, câmera, Hilter! Cinema e propaganda a serviço do Nazismo. Disponível em: http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Valeria%20Cristiane%20Moura%20d os%20Santos.pdf. Acesso em: 14 ago. 2019.

SILVA, Taila Angélica Aparecida da. Indústria Cultural e a criança consumidora: uma análise dos desenhos animados no contexto da sociedade atual. Disponível


V 6, N. 2, jan-dez. 2020
131 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate

em:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xoqMzIYYVioJ:www.ue l.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/Anais/2017/Anais/Artigo/Eixo%252 01%2520Formacao%2520e%2520Acao%2520Docente/INDUSTRIA%2520CULT%2 520E%2520A%2520CRIANCA%2520CONSUMID%2520ANALISE%2520DOS%252 0DESENHOS%2520ANIMADOS%2520NO%2520CONT%2520DA%2520SOC%252 0ATUAL.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.> Acesso em: 15 mar. 2019.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-29