ALUNOS COM ALTAS HABILITADADES/SUPERDOTAÇÃO: identificação e o desenvolvimento nos anos iniciais da educação básica

Autores

  • Aliny Duarte de Oliveira Faculdade Alfredo Nasser
  • Vinícius Novais Gonçalves de Andrade

Resumo

O trabalho tenciona entender e caracterizar as crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD) relacionando sobre quais são os desafios de trabalhar com estes alunos nos anos iniciais da Educação Básica. O artigo foi construído sob uma base de pesquisa de revisão narrativa, que assumiu os seguintes autores como centrais: Alencar e Fleith (2001), Brasil (2001), Branco et al (2017), Mello (2014), Nunes (2013), Piaget (1973) e Silva et al. (2016). Os resultados indicam que os alunos com (AH/SD) possuem como característica principal a aceleração cognitiva, o que faz com que sejam muitas vezes mal compreendidos nos ambientes escolares. Entende-se que para trabalhar de forma positiva com estes alunos, os professores devem estar em busca constante pelo conhecimento e a formação continuada.

Referências

ALENCAR, Eunice; FLEITH, Denise. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2ª edição. São Paulo: EPU, 2001.



ARAÚJO, Maria Isabel de; et al. Alunos com altas habilidades/superdotação no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos. 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45389>. Acesso em: 30 set de 2019.



ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. Ed. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.



BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; et al. Breve histórico acerca das altas habilidades/superdotação: políticas e instrumentos para a identificação. 2017. Disponível em: <http://www.ppgees.ufscar.br/documentos/breve-historico-artigo>. Acesso em 20 set 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em 13 set 2019.



BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejalei9394.pdf. Acesso em: 15 set de 2019.



BRASIL, Secretaria da Educação Especial. Adaptações curriculares em ação: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com Altas habilidades/Superdotação. Brasília: MEC; SEESP, 2002.





V 6, N. 2, jan-dez. 2020
115
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 24 set 2019.



BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.



CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; et al. Definição de Superdotação/Altas Habilidades (SD/AH). 2017. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/68/Defini%C3%A7%C3%A3 o%20de%20Superdota%C3%A7%C3%A3o_PDF.pdf>. Acesso em: 26 out 2019.



DAURIO, S. P. Educational enrichment versus acceleration: A reviewoftheliterature. Educatingthegifted: Accelerationandenrichment, 1979.



ENFERM, Acta Paul. Revisão sistemática X revisão narrativa. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf>. Acesso em 27 out 2019.



FERREIRA, José Adnilton Oliveira. Inclusão escolar? O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia. 2018. Disponível em: <http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4561.pdf>. Acesso em: 30 set de 2019.



GUENTHER, Zenita C. Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar:desenvolvendo o talento acadêmico. 2009. Disponível em: <file:///C:/Users/cauuu/Downloads/810-2836-1-PB.pdf>. Acesso em 25 out 2019.



LIMA, Denise Maria de Matos Pereira. A identificação e inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede pública de ensino do estado do Paraná: orientação para os professores. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1075-2.pdf>. Acesso em 13 set 2019.




V 6, N. 2, jan-dez. 2020
116
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate


MARTINS, Bárbara Amaral; et al. Identificação de características de altas habilidades/superdotação apresentadas por alunos matriculados em escolas de ensino regular. 2012. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/identificacao_ah-sd.pdf>. Acesso em 10 set 2019.



MELLO, Suzana Lofiego. Práticas inclusivas na escola: conhecendo altas habilidades/superdotação. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_p de/2014/2014_unespar-paranagua_ped_pdp_suzana_lofiego_mello.pdf>. Acesso em: 30 set de 2019.



NUNES, Renato. Desenvolvimento Cognitivo da Criança. 2013. Disponível em: <http://www.ufjf.br/renato_nunes/files/2013/11/Desenvolvimento-Cognitivo-daCrian%C3%A7a.pdf>. Acesso em: 15 set 2019.



PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973.



PRIBERAM. Dicionário de língua portuguesa. 1990. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/cognitivo>. Acesso em: 15 set 2019. SILVA, Edvânia dos Santos; et al. O desenvolvimento cognitivo infantil sob a ótica de Jean Piaget. 2016. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wpcontent/uploads/2016/12/tcc9-6.pdf>. Acesso em 20 set 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-29