METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: por uma aprendizagem significativa

Autores

  • Monaliza Alves Lopes Faculdade Alfredo Nasser
  • Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa

Resumo

Ensinar é um desafio que exige a dedicação e designação de caminhos para trilhar. Aprender é um processo. O objetivo desse estudo busca demonstrar que o processo de ensino e aprendizagem tem que ter significado ao discente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e objetiva-se em inserir ao estudante pesquisador as informações existentes sobre o tema estudado. A aprendizagem vinculada à prática social caminha para a formação de indivíduos competentes e sua função. O sujeito principal é o estudante. Portanto, o saber é construção, não se pauta em transmitir informações. O aluno, nas metodologias ativas de ensino, é o centro do ensino e de aprendizagem, é instigado a ter autonomia, refletir, inovar, trabalhar em equipe, problematizar a realidade e o professor é mediador em todo processo. O estudante é estimulado a controlar-se e participar das atividades na sala de aula. Esta ação gera autonomia e motivação do aprendiz. As metodologias ativas são pautadas na prática de um educador que busca conhecer sua própria ação vinculada ao ambiente e indivíduos envolvidos no processo. O professor, além de analisar como está avaliando através do diálogo possibilita identificar a visão do aluno quanto à maneira que o docente avalia. Através da pesquisa bibliográfica realizada é possível compreender que as metodologias ativas possibilitam uma aprendizagem significativa. Dado que o sujeito se torna ativo e tem autonomia através da construção do conhecimento que foi percorrido.

Referências

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revisa Thema, 2017, v. 1, n. 1, p. 268 - 288.

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2009.

NEVES, Rita de Araújo. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista - Vol. 1, n° 2 : abril 2006. (Mestrado em Educação) Disponível em: < http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%2 0da%20aprendizagem.pdf?sequence=1> Acesso em: 21 nov. 2019.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLATAMURA, Vitangelo. Presença Histórica, competências e inovação em educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

Downloads

Publicado

2020-06-29