A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES
Resumo
O estágio é definido como o período de prática que precede certas profissões, ou seja, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. A partir desses pressupostos teóricos, o objetivo desse trabalho é discutir acerca da Legislação e do papel do Estágio Supervisionado. O estudo foi realizado por meio de busca online das produções científicas nacionais sobre o estágio supervisionado. A obtenção dos dados ocorreu por meio de buscas processadas em plataformas digitais e bibliotecas virtuais, sendo utilizadas principalmente as bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Periódicos Capes. Os descritores utilizados para a busca foram: revisão integrativa, estágio, estágio supervisionado, estágio supervisionado de matemática, histórico do estágio supervisionado. O estudo permite destacar a importância do estágio na formação do professor, pois é a partir desse momento de prática que o acadêmico poderá solidificar seus conhecimentos teóricos aprendidos durante o curso de graduação, além de sanar as possíveis dúvidas que podem surgir durante o estágio. PALAVRASReferências
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015. Publicado no Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015, Seção 1, p. 8.
BISCONSINI, Camila Rinaldi,et al. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 23, p. 75-87, 2019.
COLOMBO, Irineu Mario. MAZEPA Ballão, Carmen. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista. 2014, (53), 171-186 ISSN: 0104-4060. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155031843011>. Acessado em: 19 de novembro de 2019.
CORTE, Anelise C. Dalla. LEMKE, Cibele K.. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In XII CONGRESSO NACIONAL DE ECUCAÇÃO – EDUCERE, 2015, Paraná. Anais. Paraná, 2015, p. 31001-31010.
ESTÁGIO, In HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portugues. Rio de Janeiro: Objetiva 2003.
V 6, N. 2, jan-dez. 2020
79 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
FILLOS, Leoni Malinoski. MARCON, Luiza da Conceição Jorge. Estágio supervisionado em matemática: significados e saberes sobre a profissão docente. In X CONGRESSO NACIONAL DE ECUCAÇÃO – EDUCERE, 2011, Paraná. Anais.Paraná, 2011, p. 1691-1701.
NASCIMENTO, Ecilene Pereira. Et al. A escola-campo de estágio como espaço de formação. In VI Semana de Integração, 2017, Inhumas, GO. Anais da VI Semana de Integração, UEG, 2017, p. 882 – 893.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PINTO, Tainá Rodrigues Gomide Souza; MARTINS, Simone; FARIA, Renaldo de. O significado da gestão para os coordenadores de curso superior. Revista Gual, Florianópolis, SC, v. 12, nº 1, p. 49-72, 2019.
ROCHA, Teresinha Pereira da. NETO BARBOSA, Pedro Alves. Gestão da informação do estágio não obrigatório na coordenação de curso de Pedagogia presencial da UFRN. Revista Informação na Sociedade Contemporânea. Natal, RN, v.3 n.1, 2019.
SILVA, Mickaelly Raissa Vieira da. Ressignificação da prática docente no estágio supervisionado e sua contribuição como formação continuada. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Inglesa). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
SOUZA, Marcela Tavares de. SILVA, Michelly Dias da. CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, pt. 1, p. 102-106, 2010.
________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP 2/2015. Publicado no Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015, Seção 1, p. 8.
BISCONSINI, Camila Rinaldi,et al. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 23, p. 75-87, 2019.
COLOMBO, Irineu Mario. MAZEPA Ballão, Carmen. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista. 2014, (53), 171-186 ISSN: 0104-4060. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155031843011>. Acessado em: 19 de novembro de 2019.
CORTE, Anelise C. Dalla. LEMKE, Cibele K.. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In XII CONGRESSO NACIONAL DE ECUCAÇÃO – EDUCERE, 2015, Paraná. Anais. Paraná, 2015, p. 31001-31010.
ESTÁGIO, In HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portugues. Rio de Janeiro: Objetiva 2003.
V 6, N. 2, jan-dez. 2020
79 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
FILLOS, Leoni Malinoski. MARCON, Luiza da Conceição Jorge. Estágio supervisionado em matemática: significados e saberes sobre a profissão docente. In X CONGRESSO NACIONAL DE ECUCAÇÃO – EDUCERE, 2011, Paraná. Anais.Paraná, 2011, p. 1691-1701.
NASCIMENTO, Ecilene Pereira. Et al. A escola-campo de estágio como espaço de formação. In VI Semana de Integração, 2017, Inhumas, GO. Anais da VI Semana de Integração, UEG, 2017, p. 882 – 893.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PINTO, Tainá Rodrigues Gomide Souza; MARTINS, Simone; FARIA, Renaldo de. O significado da gestão para os coordenadores de curso superior. Revista Gual, Florianópolis, SC, v. 12, nº 1, p. 49-72, 2019.
ROCHA, Teresinha Pereira da. NETO BARBOSA, Pedro Alves. Gestão da informação do estágio não obrigatório na coordenação de curso de Pedagogia presencial da UFRN. Revista Informação na Sociedade Contemporânea. Natal, RN, v.3 n.1, 2019.
SILVA, Mickaelly Raissa Vieira da. Ressignificação da prática docente no estágio supervisionado e sua contribuição como formação continuada. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Inglesa). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
SOUZA, Marcela Tavares de. SILVA, Michelly Dias da. CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, pt. 1, p. 102-106, 2010.
Downloads
Publicado
2020-06-29
Edição
Seção
Artigos Científicos