DO MARTELO À CRUZ: TRANSIÇÃO RELIGIOSA DOS VIKINGS ESCANDINAVOS ENTRE OS SÉCULO IX AO XI

Autores

  • Rodrigo Queiroz de Aguiar Faculdade Alfredo Nasser
  • Lizandro Poletto

Resumo

A proposta do presente texto é compreender como foi o processo de transição religiosa dos Vikings escandinavos entre os séculos IX e XI. A problemática deste trabalho faz refletir as causas e quais foram as táticas empregadas no processo de conversão e de cristianização na Escandinávia. O desenvolvimento do poder centralizado na Escandinávia facilitou a administração de cada região (Dinamarca, Noruega e Suécia) e provocou a chegada dos missionários enviados pela corte francesa, inglesa, alemã e do papado romano com a finalidade de conversão e cristianização dos vikings da Escandinávia. O texto explora então a importância da relação de poder e social através da conversão dos reis escandinavos pelos missionários cristãos, a importância de contato através das colonizações e explorar a aplicação da nova religião ao povo de cada reino.

Referências

ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

BLOCH, Marc. A sociedade feudal. São Paulo: EDIPRO, 2016.

FERRETTI, Sérgio. Sincretismo e religião na festa do Divino. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 11, volume 18(2): 105-122 (2007).

FUNARI, P.P. (Org.). As religiões que o mundo esqueceu: como os egípcios, gregos, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. São Paulo: Contexto, 2009.

JONES, Gwyn. A HISTORY OF THE VIKINGS. 2 Ed. Nova York. Oxford University Press, 2001.

Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
V 6, N. 2, jan-dez. 2020
37

LANGER, Johnni. Deuses, monstros e heróis ensaios de mitologia e religião vikings. 1 Ed. Brasília. Editora: Universidade de Brasília, 2009.

_______. Dicionário da Mitologia Nórdica símbolos, mitos e ritos. São Paulo. Editora: Hedra, 2015.
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis. Editora Vozes, 2016.

OLIVEIRA, André Araújo de. A importância dos Bispos na cristianização da Islândia Medieval. In: Anais do V Encontro Internacional UFES/ Université ParisEst, Vitória, ES, 27 a 30 de abril de 2015. http://www.publicacoes.ufes.br/UFESUPEM/article/view/12355/8634. Vitória: UFES, 2015. Acesso em: 03 out. 2019.

PAES FILHO, Orlando; COSTA, Ricardo da; LEMOS, Tatyana Nunes. Vikings. 1. Ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.

PALAMIN, Flávio Guadagnucci. O guerreiro Viking na Edda Poética: religiões, mitos e heróis. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

RUSSELL, James C. The Germanization of Early Medieval Christianity: A Sociohistorical Approach to Religious Transformation. New York Oxford University Press, 1996.


Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
V 6, N. 2, jan-dez. 2020
38
SANMARK, Alexandra 2004. Power and Conversion - a Comparative Study of Christianization in Scandinavia. 322 f. Ph.D. Thesis. Occasional Papers in Archaeology 34. Uppsala.

Downloads

Publicado

2020-06-29