O LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Ludmila Louslene Soares Faculdade Alfredo Nasser
  • Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de compreender a importância do letramento literário para a formação do leitor. Neste artigo propõese apresentar os conceitos de letramento, letramento literário, discutir a formação de leitores e tornar clara a importância da literatura neste desenvolvimento através de sugestão de sequência didática básica para alcançar o letramento literário. Dessa forma, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e tem as ideias propostas por Abramovich (2004), Bettelheim (1980), Colomer (2007), Cosson (2018), Lajolo (1984), Lajolo e Zilberman (2004), Martins (2006), Soares (2006), autores que discutem sobre letramento, leitura, literatura e letramento literário e que contribuem para a ampla reflexão do tema. Tem-se como considerações finais a premissa de que o processo de formação do leitor deve ser realizado juntamente com o letramento literário, tendo em vista a contínua discussão de práticas de acordo com o cotidiano da sala de aula. São necessárias etapas importantes a serem executadas em todas as partes, com vistas a formar uma comunidade leitora. A apresentação destes conceitos realizada neste trabalho sugere que o trabalho docente seja pautado em etapas de construção do conhecimento, tendo o aluno como centro e realizando ajustes para melhor condução do processo de letramento literário.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004.




V 6, N. 2, jan-dez. 2020
21 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate

AULETE, Francisco J. Caldas; VALENTE, Antonio Lopes dos Santos. iDicionário Aulete: Letramento. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/letramento>. Acesso em: 07 abr. 2019.


BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação Infantil. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofi nal_site.pdf>. Acesso em: 24 out. 2019.


BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.


CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2002.


CAMINI, Patrícia; PICCOLI, Luciana. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaços, tempos e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.


COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.


COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.


FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=Ju4nAwAAQBAJ&pg=PT135&dq=alfab etiza%C3%A7%C3%A3o++%C3%A9&hl=ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwi0qZzP_ 77hAhUJT98KHexeB 5IQ6AEIQDAE#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 05. abr. 2019.


______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005.


INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4. ed. 2016. Disponível em:


V 6, N. 2, jan-dez. 2020
22 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate

<http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Br asil_- _2015.pdf>. Acesso em: 02. nov. 2019.

KRAMER, Sônia. Verbetes. Sede de ler, Niterói, ano 1, n. 1, p. 3, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/sededeler/issue/download/1551/131>. Acesso em: 26. nov. 2019.


LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.


LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.


LEITE, Josieli Almeida de Oliveira; BOTELHO, Laura Silveira. Letramentos múltiplos: uma nova perspectiva sobre as práticas sociais de leitura e de escrita. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, n. 10, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://re.granbery.edu.br/artigos/NDMx>. Acesso em: 21 out. 2019.


MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.


MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004.


ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Moderna: 2013.


SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-29