A SALA DE AULA INVERTIDA COM O USO DO GOOGLE CLASSROOM

Autores

  • Carlos Andrade Faria Filho Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

As tecnologias da informação e da comunicação transformaram completamente o cotidiano da sociedade em todas as áreas e em algumas áreas essas transformações são mais evidentes como, por exemplo, o sistema bancário e o comércio, que em 30 anos revolucionaram os seus processos quando eles incorporaram as TICs como instrumento para conquistar mais agilidade, comodidade e maior confiabilidade na prestação de serviço.

A área da educação é a única que resistiu de modo mais intenso as influências das TICs, tanto que a educação atual, principalmente a educação pública, ainda utiliza os recursos tradicionais de ensino de séculos anteriores: sala com carteiras enfileiradas, quadro negro e giz como principais instrumentos de ensino do professor. Somente agora, de duas décadas para cá, que as TICs começaram a permear o universo da educação, e até hoje a grande massa dos educadores prefere os métodos tradicionais às novas metodologias de ensino que utilizam os recursos tecnológicos como ferramentas para a educação.

Referências

ARAÚJO, H. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo "Google sala de aula" no ensino de matemática. Catalão, 2016.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas-SP: 2 ed. Ed. Papirus, 2006.

MAZUR, Eric. Peer Instruction. Peer Instruction: A revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Ed. Penso, 2015. SCHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.


SILVA, A. Aprendizagem em Ambientes Virtuais: e educação a distância. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-29