Docência no Ensino Superior: Funções e papel da educação na sociedade contemporânea

Autores

  • Eurípedes José de Souza Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

A palavra docência provém do termo latim docens, que, por sua vez, deriva de doc?re (“ensinar”). É bom, para melhor aproveitamento, que fique clara a ideia de conflito como encontro entre os aprendizes, docente e discente.

Não uma luta em busca de uma vitória egoísta. Há aqui o encontro de pessoas, interesses, sentimentos, objetivos que se entrelaçam num processo de mudança e formação.  O conflito é elemento fundamental no processo de docência.

Referências

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2002.



SANTOS GUERRA, M. Entre bastidores: o lado oculto da organização escola. Porto; Asa, 2002.




TORREMORELL, C. Cultura de Mediação e mudança social. Porto: Porto Editora. 2008.




VIÑAS, J. Conflicto en los centros escolares. Cultura organizativa y mediación para la convivencia. Barcelona: Graó, 2004.

Downloads

Publicado

2020-06-29