METODOLOGIAS ATIVAS PARA CRIANÇAS
Resumo
O presente ensaio surgiu a partir de indagações provenientes dos estudos sobre Metodologias Ativas na pós-graduação da Faculdade Alfredo Nasser. A cada módulo apresentado, a cada Metodologia Ativa estudada, as questões levantadas pelos discentes questionavam a possibilidade de se desenvolver um trabalho com metodologias ativas com crianças da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, na faixa etária de três a sete anos. As dúvidas referem-se à abstração necessária no desenvolvimento de tais metodologias, assim como a autonomia do estudante para atender o passo a passo dos estudos propostos.
Referências
MORAN, José: Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 9 http://porvir.org/serie-de-dialogos-debate-competencias-socioemocionais/. Acesso em 01 set. 2019.
MORAN, José; BACICH, Lilian (ORGS): Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016.
PORTAL EDUCAÇÃO (colunista do portal): Fases do Desenvolvimento intelectual segundo Jean Piaget. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fases-do-desenvolvimento-intelectual-segundo-jean-piaget/42689. Acesso em 01 set. 2019.
VALENTE, José Armando; Bianconcini de ALMEIDA, Maria Elizabeth; Fogli Serpa GERALDINI, Alexandra. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, vol. 17, núm. 52, octubre-diciembre, 2017, pp. 455-478 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil.
VICKERY, Anitra... [et all]. Tradução: GUERRA, Henrique de Oliveira; Aprendizagem Ativa no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
MORAN, José; BACICH, Lilian (ORGS): Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016.
PORTAL EDUCAÇÃO (colunista do portal): Fases do Desenvolvimento intelectual segundo Jean Piaget. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fases-do-desenvolvimento-intelectual-segundo-jean-piaget/42689. Acesso em 01 set. 2019.
VALENTE, José Armando; Bianconcini de ALMEIDA, Maria Elizabeth; Fogli Serpa GERALDINI, Alexandra. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, vol. 17, núm. 52, octubre-diciembre, 2017, pp. 455-478 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil.
VICKERY, Anitra... [et all]. Tradução: GUERRA, Henrique de Oliveira; Aprendizagem Ativa no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
2020-06-29
Edição
Seção
Ensaios