DOS MODOS DE APRENDER AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAR: reflexões sobre metodologias ativas como auxílio para a construção do conhecimento

Autores

  • Cláudio Everson da Silva e Souza Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

A recorrência do discurso da culpabilização do aluno por sua incapacidade de aprender é algo perceptível nos mais diversos contextos relacionados às situações de ensino-aprendizagem. Isso é, tanto no ensino básico quanto no ensino superior observa-se uma tendência ao descontentamento acerca do desinteresse do aluno, bem como da ineficácia de sua capacidade de autonomia, reflexão e criatividade. Visto dessa forma, propomos, neste estudo, uma reflexão acerca da possibilidade/necessidade de se promover uma inversão no modo de conduzir as estratégias de ensinamento, objetivando descentralizar a figura do professor da condição de “aquele que ensina” para aquele que “auxilia na construção do conhecimento”, sobretudo, no contexto do Ensino Superior. Parte-se do princípio de que essa atividade é orientada pela escolha de metodologias de ensino que coloquem o aprendiz no vetor da relação de ensino-aprendizagem.

Referências

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Publicado

2020-06-29