A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINOAPRENDIZAGEM E MOTOR DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jéssica Helen Moura Neves Simão, Lizandro Poletto

Resumo


Neste artigo propõe-se analisar a importância do lúdico na contribuição para o desenvolvimento da coordenação motora e na formação do ensino-aprendizagem da criança, de modo a observar as atitudes do professor dentro da sala de aula, suas metodologias, objetivos e no que isso reflete na forma de aprendizagem do aluno, bem como analisar o quão importante é a criança ter o controle de sua coordenação motora para se ter um bom desenvolvimento escolar. À medida que o aluno é estimulado principalmente da forma lúdica, ele desenvolve suas capacidades motoras, auxilia no progresso da escrita, da fala, na criatividade e no convívio social, além de oferecer ao educando aulas prazerosas, construtivas, dinâmicas e significativas. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, tendo como auxílio teórico os principais autores: Jesus e Santos (2010); Cordovil, Souza e Nascimento (2016); Gomes (2009); Alves (2009); Kollyniak Filho (2010); Lima Junior (2017); Pollegrini et al (2010) e Tubino (2010). Palavras-Chave: Ludicidade. Ensino / aprendizagem. Motricidade. Lúdico.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1990.

ALVES, Fernando Donizete. O Lúdico e a Educação Escolarizada da Criança. In: OLIVEIRA, M. L. (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

V 5, N. 1, jan-dez. 2019

Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V

p. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.

ANTUNES, Alfredo Cesar. Motricidade Humana: uma possibilidade para a relação teoria e prática no processo de preparação profissional em educação física. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2018.

ANTUNES, Celso. As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos. 17. ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.

______. Inteligências Múltiplas e seus Jogos: introdução. 1. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.

ANTUNES, Ciro Carlos; CORDEIRO, Ana Antunes; VASCONCELOS, Vanessa Nascimento. O Lúdico como Ferramenta Didática e o seu uso no Ensino de Língua Portuguesa. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.

BORGES, Carolina de Fátima Botelho. O Desenvolvimento da Motricidade na Criança e as Expressões. 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.

CORDOVIL, Ronara Viana; SOUZA, José Camilo Ramos; NASCIMENTO, Virgilio Bandeira. Lúdico: entre o conceito e a realidade educativa. VIII FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

COSTA, Ana Francisco Azevedo. O desenvolvimento da motricidade fina: Um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O Minidicionário da Língua Portuguesa século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro - RJ: Nova Fronteira, 2001.

FERREIRA, Natalia de Carvalho. A Coordenação Motora fina em Escolares de 03 a 06 Anos. 2011. Disponível em:

V 5, N. 1, jan-dez. 2019

Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V

. Acesso em: 02 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Santa Efigência - SP: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Katila Fernanda. O lúdico na escola: Atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino Fundamental I no município de Araras. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

JESUS, Basiliano Carmo; SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2017.

KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e Aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Constr. psicopedag. v.18, n. 17, São Paulo, dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2018. Acesso em: 19 set. 2018.

LIMA JUNIOR, Pedro Fagundes de. Desenvolvimento motor infantil por meio de atividades lúdicas em um colégio particular do município de Guarapuava - PR. EDUCERE – XIII Congresso Nacional de Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

MAURÍCIO, Juliana Tavares. Aprender Brincando: O lúdico na Aprendizagem. 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2018.

PACHECO, Edneia Alves. Importância do Desenvolvimento da Coordenação Motora na Aprendizagem na Educação Infantil. 2008. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.

POLLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2018.

V 5, N. 1, jan-dez. 2019

Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V

SANT’ANA, Alexandre. A História do Lúdico na Educação. REVEMAT, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2018.

SILVA, Renildo Franco; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, ano 1, n. 1, jun. 2014, p. 23-35. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

TUBINO, Lidiane. O lúdico na sala de aula: Problematizações na prática docente na 4ª serie do Ensino Fundamental. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.