A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINOAPRENDIZAGEM E MOTOR DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste artigo propõe-se analisar a importância do lúdico na contribuição para o desenvolvimento da coordenação motora e na formação do ensino-aprendizagem da criança, de modo a observar as atitudes do professor dentro da sala de aula, suas metodologias, objetivos e no que isso reflete na forma de aprendizagem do aluno, bem como analisar o quão importante é a criança ter o controle de sua coordenação motora para se ter um bom desenvolvimento escolar. À medida que o aluno é estimulado principalmente da forma lúdica, ele desenvolve suas capacidades motoras, auxilia no progresso da escrita, da fala, na criatividade e no convívio social, além de oferecer ao educando aulas prazerosas, construtivas, dinâmicas e significativas. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, tendo como auxílio teórico os principais autores: Jesus e Santos (2010); Cordovil, Souza e Nascimento (2016); Gomes (2009); Alves (2009); Kollyniak Filho (2010); Lima Junior (2017); Pollegrini et al (2010) e Tubino (2010). Palavras-Chave: Ludicidade. Ensino / aprendizagem. Motricidade. Lúdico.
Referências
ALVES, Fernando Donizete. O Lúdico e a Educação Escolarizada da Criança. In: OLIVEIRA, M. L. (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
V 5, N. 1, jan-dez. 2019
163
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V
193 p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/vtzmp/pdf/oliveira-978857983022804.pdf>. Acesso em: 14 out. 2018.
ANTUNES, Alfredo Cesar. Motricidade Humana: uma possibilidade para a relação teoria e prática no processo de preparação profissional em educação física. 2013. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/cccss/24/motricidade-humana.html>. Acesso em: 28 nov. 2018.
ANTUNES, Celso. As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos. 17. ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.
______. Inteligências Múltiplas e seus Jogos: introdução. 1. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.
ANTUNES, Ciro Carlos; CORDEIRO, Ana Antunes; VASCONCELOS, Vanessa Nascimento. O Lúdico como Ferramenta Didática e o seu uso no Ensino de Língua Portuguesa. 2008. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arqidvol_48_1490045656.pdf>. Acesso em: 14 out. 2018.
BORGES, Carolina de Fátima Botelho. O Desenvolvimento da Motricidade na Criança e as Expressões. 2014. Disponível em: <https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/3151/1/DissertMestradoCarolinaFatim aBotelhoBorges2014.pdf>. Acesso em: 14 out. 2018.
CORDOVIL, Ronara Viana; SOUZA, José Camilo Ramos; NASCIMENTO, Virgilio Bandeira. Lúdico: entre o conceito e a realidade educativa. VIII FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA8 _ID2490_08092016203305.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018.
COSTA, Ana Francisco Azevedo. O desenvolvimento da motricidade fina: Um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar. 2013. Disponível em: <http://repositorio.ipvc.pt/bitstream/20.500.11960/1392/1/Ana_Costa.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O Minidicionário da Língua Portuguesa século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro - RJ: Nova Fronteira, 2001.
FERREIRA, Natalia de Carvalho. A Coordenação Motora fina em Escolares de 03 a 06 Anos. 2011. Disponível em:
V 5, N. 1, jan-dez. 2019
164
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V
<https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1937/1/Nath%C3%A1lia%20de%20C arvalho%20Ferreira.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Santa Efigência - SP: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Katila Fernanda. O lúdico na escola: Atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino Fundamental I no município de Araras. 2009. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119288/gomes_kf_tcc_rcla.pdf?se quence=1>. Acesso em: 26 ago. 2018.
JESUS, Basiliano Carmo; SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem. 2010. Disponível em: <http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2017.
KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e Aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Constr. psicopedag. v.18, n. 17, São Paulo, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542010000200005>. Acesso em: 02 ago. 2018. Acesso em: 19 set. 2018.
LIMA JUNIOR, Pedro Fagundes de. Desenvolvimento motor infantil por meio de atividades lúdicas em um colégio particular do município de Guarapuava - PR. EDUCERE – XIII Congresso Nacional de Educação, 2017. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25851_13519.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2018.
MAURÍCIO, Juliana Tavares. Aprender Brincando: O lúdico na Aprendizagem. 2016. Disponível em: <http://www.profala.com/arteducesp140.htm>. Acesso em: 25 ago. 2018.
PACHECO, Edneia Alves. Importância do Desenvolvimento da Coordenação Motora na Aprendizagem na Educação Infantil. 2008. Disponível em: <http://revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/download/110/pdf>. Acesso em: 02 set. 2018.
POLLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. 2010. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Desenvolvendo%20a%20coordenacao%20 motora.pdf>. Acesso em: 28 set. 2018.
V 5, N. 1, jan-dez. 2019
165
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate V
SANT’ANA, Alexandre. A História do Lúdico na Educação. REVEMAT, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/download/19811322.2011v6n2p19/21784>. Acesso em: 29 ago. 2018.
SILVA, Renildo Franco; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, ano 1, n. 1, jun. 2014, p. 23-35. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/361266021/NOVAS-TECNOLOGIASE-EDUCACAO-A-EVOLUCAO-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-NASOCIEDADE-CONTEMPORANEA>. Acesso em: 26 ago. 2018.
TUBINO, Lidiane. O lúdico na sala de aula: Problematizações na prática docente na 4ª serie do Ensino Fundamental. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71912>. Acesso em: 24 out. 2017.