A PSICANÁLISE E O COMPLEXO DE ÉDIPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Yhanne Jackellyne Rodrigues de Castro, Vinícius Novais Gonçalves de Andrade

Resumo


Este estudo busca a compreensão de como são e como se estabelecem as relações entre professor e aluno, baseando-se nas concepções freudianas acerca do Complexo de Édipo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa denominada revisão integrativa, com o objetivo de melhor sintetizar os conhecimentos construídos no desenvolvimento deste. Foram pesquisados artigos no Google Acadêmico e portal Capes de Periódicos, totalizando em um corpus de 10 artigos. Analisando o Complexo de Édipo a partir do olhar de Sigmund Freud, nota-se a sua conexão com o inconsciente e a sexualidade do aluno na Educação Infantil. Conclui-se, a partir daí, que se faz necessário que o profissional da educação compreenda estes conceitos oriundos da psicanálise, para melhor desenvolver e compreender a relação das crianças neste período da inserção na vida escolar.

Palavras-Chave: Sexualidade. Criança. Psicanálise. Complexo de Édipo. Educação Infantil.


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