LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: o caso de duas crianças: uma de 7 e outra 10 anos
Resumo
O tema deste trabalho é ‘Literatura infanto-juvenil na formação da identidade: o caso de duas crianças de 7 e 10 anos’, com o foco no objeto ‘formação da identidade’. O objetivo é identificar os efeitos da aplicação de textos literários à vivência das duas crianças. A metodologia é uma investigação teórica e outra empírica. O referencial teórico está baseado nas contribuições de Bettelheim (2007); Lajolo e Zilberman (2004); Chevalier e Gheerbrant (1990); dentre outros. Os resultados da pesquisa teórica e observação das manifestações das duas crianças em estudo apontam para o fato de que a aplicação de textos literários à vivência das crianças e adolescentes, ao longo do tempo, acelera o desenvolvimento emocional, cognitivo e da linguagem e estimula a formação de conceitos, valores, juízos críticos e, por consequência, da identidade. Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Experimentação do texto literário. Estímulos à formação da identidade.
Referências
BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Res. CNE/CEB n. 5/2009.
V 5, N. 1, jan-dez. 2019
99 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
CARVALHO, Barbara Vasconcelos. Literatura Infantil: visão histórica e critica. 2. ed. São Paulo, Ática, 1982.
COUTINHO, Maria Tereza da Cunha; MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltado para a educação: ênfase nas abordagens interacionistas do psiquismo humano. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 2º. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
FARIA, Luiz Antônio de. Elaboração de questões: um desafio docente. In: Revista Acadêmica Unifan, ISSN 1808-1703, ano 3, n. 4, Jan./Jun. Aparecida de Goiânia: Faculdade Alfredo Nasser, (2006).
______. Minhoca. Aparecida de Goiânia: Faculdade Alfredo Nasser, jan. 2015.
______. Um conceito de currículo. Aparecida de Goiânia: Faculdade Alfredo Nasser, jan. 2015.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004.
NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
______. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
______. Seis estudos de psicologia; tradução Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva 24.ed- Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.