PERFIL DO ALUNO/PROFESSOR E O DESAFIO DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Derivalda Silva Lopes Ozório Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo tratar sobre a evasão escolar, analisando suas causas e consequências, além de propor novos rumos a serem trilhados. Aos poucos, a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem ocupando espaço no cenário nacional e tem saído da marginalidade da escola para se apresentar como um campo de atuação bastante rico, onde alunos e professores são sujeitos ativos na criação e desenvolvimento de todo o processo de ensino e aprendizagem. É papel primordial da EJA rediscutir-se e reinventar-se para a aproximação de seus sujeitos em relação à volta de sua escolarização. Nesse sentido, é fundamental a criação de mecanismos específicos para este público. É necessário que haja mudanças que considerem a especificidade do aluno da EJA, a fim de que ele se adapte ao currículo. Para tanto, deve-se colocá-lo dentro da realidade de maneira que esta fomente a participação e a continuidade do aluno. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, com auxílio teórico, principalmente, dos seguintes autores: Carvalho (2010), Gadotti (1979), Gadotti (2001), Gadotti (2008), Soeck (2010).

PALAVRAS-CHAVE: Evasão Escolar. Didática. Currículo. Inclusão. Aprendizagem.

Referências

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO, M. Primeiras Letras: Alfabetização de Jovens e Adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2010.

GADOTTI, M. Educação e ordem classista. Rio de Janeiro: Cortez, 1979.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2008.

HADDAD, S. A educação continuada e as políticas públicas no Brasil. In: MASAGÃO, V. (org.). Educação de Jovens e Adultos - Novos leitores, novas leituras. CampinasSP: Mercado de Letras, 2005. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/jovens01.html>. Acesso em: 29 dez. 2017.

SOARES, L. J. G.; GALVÃO, A. M. O. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. Alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOEK, A. M. Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Editora Fael, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-23