LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: o caso de uma criança de 7 e outra de 10 anos

Autores

  • Edna Felipe de Paula Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O tema deste trabalho são ‘Literatura infanto-juvenil na formação da identidade: o caso de duas crianças de 7 e 10 anos’, com o foco no objeto ‘formação da identidade’. O objetivo é identificar os efeitos da aplicação de textos literários à vivência das duas crianças. A metodologia é uma investigação teórica e outra experimental. O referencial teórico está baseado nas contribuições de Bettelheim (2007); Lajolo e Zilberman (2004); Chevalier e Gheerbrant (1990); dentre outros. Os resultados apontam para o fato de que a aplicação de textos literários à vivência das crianças e adolescentes acelera o desenvolvimento da linguagem, estimula a formação de conceitos, valores, juízos críticos e, por consequência, a identidade, com os evidentes avanços no desenvolvimento cognitivo ao longo do tempo, obtidos por meio da observação das manifestações das duas crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura infanto-juvenil. Experimentação do texto literário. Estímulos à formação da identidade.

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Publicado

2018-08-23