UMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO TEXTO
Resumo
RESUMO: Este artigo consiste numa reflexão sobre o ensino de língua portuguesa – modalidade de leitura e escrita de textos, na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ensino da língua portuguesa que ainda persiste na maioria das escolas em todos os segmentos da educação é aquele tradicional, através da memorização das classes gramaticais, das regras de acentuação, ortografia e sintaxe, utilizando a sentença para analisar e ensinar a língua. Esse ensino fragmentado da língua foi superado pela perspectiva do Letramento e da textualidade. Já está sedimentado que o texto deve ser o objeto de estudo e análise da língua nas escolas. Por esse motivo, nesse artigo, fizemos o estudo da sequência didática de Dolz e Schnewly e elaboramos uma proposta pedagógica utilizando o gênero textual crônica.
PALAVRAS-CHAVE: EJA. Gênero Textual. Sequência Didática.
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2013.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. 3. ed . Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1989.
Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Edição atualizada até março de 2017. http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_ bases_1ed.pdf.
MOTA, Solange. O ato de ler na Educação de Jovens e Adultos. In: SILVA,Jaqueline; PEREIRA, Pedro. Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática. Wak Editora, 2015.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
Parecer CNE 2000. http //portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb01100.pdf
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2009.
Volume 1 - Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos, http:// portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf.
Volume 2 - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História e Geografia, http:// portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf.