DIVERSIDADE RELIGIOSA NO ENSINO PÚBLICO: OS DESAFIOS DO PEDAGOGO

Geisislaine Gomes Vieira

Resumo


RESUMO: Os motivos que conduziram a escolha dessa temática foram observação da visão de muitos professores em relação à diversidade religiosa com ênfase no partidarismo, o qual tem reforçado o preconceito dos alunos ou mesmo trazendo um debate desnecessário em suas aulas, o que gera alguns transtornos. A pesquisa em questão exigiu a elaboração de alguns objetivos, os quais auxiliaram na busca pelas respostas relacionadas aos questionamentos anteriormente apresentados na problematização. As metas deste trabalho foram a de analisar os motivos que levaram ao crescimento da diversidade religiosa com o passar dos anos, o que deve ser tratado em um ambiente escolar sem gerar grandes danos à crença que cada aluno tem, pois é no começo da escolarização que se mostra ser o tempo de se trabalhar valores de forma respeitosa; compreender a influência da família em relação às escolhas religiosas da criança e seus reflexos no ambiente escolar; discutir qual é a visão pedagógica adotada pela escola que permite evitar o desrespeito à opção religiosa dos estudantes, uma vez que a intolerância religiosa pode promover grandes conflitos.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade Religiosa. Pluralidade Cultural. Intolerância. Legislação.


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