ENSINO DE FUNÇÕES VOLTADAS AS PRÁTICAS DO COTIDIANO POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO

Autores

  • Leonardo Rodrigo da Silva Faculdade Alfredo Nasser
  • Renata Gonçalves Lacerda

Resumo

RESUMO: Este artigo vem apresentar uma breve evolução do conteúdo de função do 1° grau, enfatizando a sua importância na vida escolar e social dos alunos através da metodologia da contextualização onde o aluno relaciona as atividades desenvolvidas em sala de aula com situações reais encontrados em seu cotidiano, mostrando alternativas também para amenizar as dificuldades de aprendizagem desse conteúdo, encontradas no meio escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Função. Contextualização.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: A reforma curricular e a organização do Ensino Médio. Interdisciplinaridade e Contextualização, 2000, p.21.
CARVALHO, Paulo Cezar Pinto. Fazer Matemática e usar Matemática. Salto para o futuro. Série Matemática não é problema. Disponível em: <http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/ 150311Matematicaproblema.pdf >. Acesso em: 10 de ago. 2016.
COSTA, Ana Sheila Fernandes; AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza. Educação Básica no Brasil: Políticas Públicas e Qualidade. Dispónivel em:
< http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/711/678 >. Acesso em: 15 de ago. 2016.
D’ AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. 16ª edição, Campinas-SP: Papirus, 2008. 30 p.
MAGARINUS, R. Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2013.
ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Edição digital, Rio de Janeiro: Zahar, 2012 São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Polemicas do nosso tempo. 32ª Edição Revista, Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
TUFANO, Wagner. Contextualização. ln: FAZENDA, Ivani C. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade, 2ª Edição, São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; ROSA, Milton; VIANA, Marger da Conceição Ventura. De Oresme a Dirichlet: um breve histórico do desenvolvimento das funções. Revista Brasileira de História da Matemática, Vol. 14 nº 28, 2014, p. 47-61, 2014. Disponivel em: < http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.14,no28/3%20-%20Davidson-MiltonMarger.pdf>. Acesso em: 25 de ago. 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-07