O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE NA CRIANÇA
Resumo
RESUMO: O presente estudo intitulado: “O Lúdico no Processo de Desenvolvimento da Imaginação e Criatividade na Criança”, objetiva destacar a importância pedagógica do lúdico na Educação Infantil, aborda a brincadeira como um instrumento facilitador da aprendizagem, e ressalta o brincar como uma fonte prazerosa, no qual a criança interage com o mundo e faze suas próprias descobertas. No momento em que a criança é dominada pela brincadeira e pela fantasia, libera sua imaginação e experimenta novas habilidades, de modo que, assim, explora todo o seu potencial. A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil como um instrumento para o ensino de conteúdos, mas quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter meramente instrumental porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para sistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultados preestabelecidos. O objetivo principal desse trabalho é reforçar a ideia de que sendo a criança um ser social, e que a apropriação do conhecimento acontece desde o seu nascimento, sendo compartilhado com outras pessoas, o brincar é a sua atividade mais completa. Busca-se, ainda, enfatizar o jogo como uma alternativa que pode contribuir de forma compatível para o desenvolvimento infantil, visto não apenas como competição entre os seres, mas como um estímulo ao crescimento e à autoestima. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, e desenvolve-se integralmente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico, os seguintes autores: Kishimoto (1996, 1998); Maluf (2008); Oliveira (2007); e o documento Brasil (1998).
PALAVRAS-CHAVE: Criança. Lúdico. Desenvolvimento. Imaginação.
Referências
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V 3, N. 2, ago-dez. 2017
130 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
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