GÊNESIS DA REPÚBLICA: CONTEXTO POLÍTICO E DESDOBRAMENTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Robson Romão de Sousa Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivos refletir acercados acontecimentos do final do século XIX, mais especificamente os aspectos ideológicos do processo histórico relacionado ao período de transição do sistema monárquico para a Proclamação da República. A metodologia utilizada no desenvolvimento do presente texto ancora-se na pesquisa de cunho teórico-descritivo-bibliográfico. O objetivo central é compreender quais as ideologias em disputa e suas influências no processo de transição da monarquia para a república?
PALAVRAS-CHAVE: Gênesis. República. Ideologia.

Referências

BASILE, Marcello Otávio N. de C. O Império brasileiro: panorama político. In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

V 3, N. 2, ago-dez. 2017
83 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 9. Ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2010.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. Colaboração de Sérgio Fausto – 3. Ed.atual e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia/Marilena Chauí. 2ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008, (Coleção primeiros passos; 13).
CHAUL, Nasr Nagib Fayad, Caminhos de Goiás: da Construção da decadência aos limites da modernidade. 3. Ed. Goiânia: Editora UFG, 2010.
LE GOFF. A história deve ser dividida em pedaços? Tradução de Nícia Adan Bonatti. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-07