A LITERATURA ERÓTICA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Patrícia Lima Ferreira Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O presente trabalho apresenta questões relacionadas a diversidade textual, interdisciplinaridade, transversalidade e a possibilidade de se trabalhar literatura erótica em sala de aula como ferramenta didática, a qual muitas das vezes não são trabalhadas conforme a proposta curricular, pelo fato de muitos profissionais não estarem preparados para trabalhar com a vertente Sexualidade e Literatura. Ressalta-se que este conteúdo é carregado de informações riquíssimas para a aquisição de vocabulário, sentidos reais do cotidiano do aluno, reflexões acerca dos assuntos transversais e gera um certo interesse do discente pelos clássicos literários e pela prática da leitura. As reflexões embasadas nessa organização de ideias, é dada por críticos literários que já trabalham e possuem experiência no quadro da literatura erótica, juntamente com os parâmetros curriculares do Ensino Médio no que diz respeito a interdisciplinaridade, transversalidade e diversidade textual. PALAVRAS-CHAVE: Diversidade Textual. Literatura Erótica. Interdisciplinaridade. Transversalidade.

Referências

BONATTO, Andreia; BARROS, Caroline Ramos; GEMELI, Rafael Anoletto;LOPES, Tatia Bica e FRISON, Marli Dallagnol,Interdisciplinaridade no ambiente escolar.IXANPEDsul,2012.Disponívelem<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.p hp/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501 > acesso em 14/10/2017
FARIAS,Ronaldo Soares. A (des)construção da identidade erótica nos romances, Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres de Clarice Lispector e As parceiras de Lya Luft. Catalão GO, 2015.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. / Olga Freitas. – Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
FRISON, Dallagnoll Marli. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. 2012.
GONÇALVES, Cássia Rodrigues. Formação de leitores literários: Parâmetros curriculares e práticas docentes, Universidade Federal do Pampa, 2012.
GONÇALVES, Andreia Quaresma; CALLINS, Leno Serra; SANTOS, Rafaela Natasha Santos dos e ARAÚJO, Elissandro Lopes de. A utilização da literatura erótica em sala de aula.2014.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Sexualidade e escola compartilhando saberes e experiências. 2 Edição revisada e ampliada. Rio Grande:FURG,2008. Por uma pedagogia da diversidade de corpos, gêneros e sexualidade. Cap.06, pag. 09.
KÊNIA, Aulízia Herédia. De cócoras: A literatura comtemporânea na sala de aula.Belo Horizonte. Pag 09-17,2007.
LIMA, Ana Adélia de. Formando leitores através de contos literários eróticos. UEL, Jardim Alegre,2012.
MELLO,José Augusto de. Erotismo na literatura como forma de incentivo a leitura no ensino médio. Unioeste, Foz do Iguaçu, 2013.
MORAES, Eliane Robert. Café filosófico. TV cultura, 2004. https://www.youtube.com/watch?v=oqasXWtpxBk&t=210s&index=2&list=PL_TX7is4 G1u6wpdRfbgLAkuB8VJSmtKHd
MORAES, Eliane Robert, 2015. Ateliê editorial.Antologia da poesia erótica Brasileira.Emhttps://www.youtube.com/watch?v=oqasXWtpxBk&t=210s&index=2&list =PL_TX7is4G1u6wpdRfbgLAkuB8VJSmtKHd
NACIONAIS. Parâmetros Curriculares. (ENSINO MÉDIO)-2000, disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> acesso em 14/10/2017.
NEVES,Cynthia Agra de Brito. Leituras poéticas na construção da subjetividade dos alunos do ensino médio,Caderno de letras da UFF,2014 .
PAGANUCCI, Jeanne Cristina Barbosa; BARBOSA, Adriana Maria De Abreu;
SANTOS, Naijane Aparecida Dos. Debate X Reflexão Na Escola: Leitura Do Conto Terça-Feira Gorda De Caio Fernando Abreu, 2012.

Downloads

Publicado

2018-02-07