A PESQUISA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Resumo: O presente artigo abordará o tema desenvolvimento da pesquisa científica e a formação do professor pesquisador. O objetivo desse trabalho é analisar qual é a importância dada, nos cursos de formação de professores, à pesquisa no ensino superior. Para tal, são levantadas algumas problematizações, como a integração da pesquisa científica aos discentes dos cursos de licenciatura. Utiliza-se como ferramenta de análise as obras de Pimenta e Anastasiou (2008), Masetto (2008), Behrens (1994), Veiga, Araújo e Kapuziniak (2005), Gil (2008), Tardif (2002) e Lessard (2006), que debatem sobre a importância da pesquisa no ensino superior e a formação do professor pesquisador.  

Palavras-chave: Pesquisa científica. Curso de Formação. Professor Pesquisador.   

Referências

ANASTASIOU, L. G. Construindo a docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, D. E. G. et al. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 173-187.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002a. Seção 1, p. 31.Republicada por ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/ 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002b. Seção 1, p. 9.
BEHRNES, Marilda Aparecida. Formação continuada e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições. In: Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
FREITAS, H. C. A (Nova) Política de formação de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial,2005.
GERALDI, C. M. G.; MESSIAS, M. G. M.; GUERRA, M. D. S. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)-pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 237-274.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008. LESSARD, C. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 223-240, jan./abr. 2006. MASETTO, M. T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2008.
NEVES, F. M. O método Lancasteriano e o projeto de formação disciplinar do povo (São Paulo, 1808-1889). 2003. 293 fls. Tese (Doutorado em História) – UNEASP, Assis, 2003.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. O trabalho no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2008.
SAVIANI D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação – Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

V 2, N. 2, ago-dez. 2016
77 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
VEIGA, I. P. A.; ARAÚJO, J. C. S.; KAPUZINIAK, C. C. Docência: uma construção ética. São Paulo: Papirus, 2005.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e professor acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1998 a. p. 207-236.

Publicado

2017-08-15