CINEMA E POLÍTICA: A SÉTIMA ARTE A SERVIÇO DA PUBLICIDADE IDEOLÓGICA DO NACIONAL SOCIALISMO ALEMÃO EM O TRIUNFO DA VONTADE

Autores

  • Geovanna Arrais Lopes Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os aspectos ideológicos e publicitários da propaganda nazista veiculada pelo documentário O triunfo da vontade produzido em 1935 pela cineasta Leni Riefenstahl contratada por Adolf Hitler para desenvolver um ambicioso projeto de absorção dos ideais nacional-socialistas pelas massas alemãs. Esta produção inspirou inúmeros outros filmes realizados no intuito de difamar os inimigos do regime, tais como: judeus, negros, homossexuais, ciganos, comunistas e inúmeros outros. Entre 1933 e 1945 mais de 1.300 filmes foram gravados pelo Terceiro Reich e exibidos nas salas de cinema diante de um público para o qual os grupos citados acima eram considerados desprezíveis e dignos de seu ódio alimentado cotidianamente pela distração típica dos momentos de entretenimento por meio dos quais são inculcadas e enraizadas as ideologias raciais e políticas.
Palavras-chave: Ideologia. Cinema. Nazismo. Publicidade. Propaganda.

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Publicado

2017-08-15