O USO DO TANGRAM NA GEOMETRIA PLANA: UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
RESUMO: O processo educativo requer à utilização de recursos metodológicos que auxiliem no processo de aprendizagem significativa. Dentre os diversos tipos de recursos existentes, os jogos didáticos são destacados como ferramentas que possibilitam o vínculo entre os aspectos teóricos e as características que estimulam a aprendizagem, uma vez que os estudantes são motivados pelo espírito competitivo do jogo, bem como pela sua dinamicidade e interatividade. Nessa perspectiva, MORATI (2003) afirma que o jogo pode ser utilizado para estimular o desenvolvimento de determinada área, com a finalidade de promover aprendizagens específicas, sendo assim, a escola necessita de estratégias que possam permitir que seus alunos reelaborem conhecimentos de maneira a incorporar valores, habilidades e práticas favoráveis à saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Processo educacional. Recursos Metodológicos. Jogos didáticos.
Referências
Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília. MEC/SEF, 2001.
CAVALCANTI, L. Tangram na sala de aula. In: IFPE/UAB. Livro de Matemática. Recife- Pernambuco, abr. 2008. Material didático do curso de Licenciatura em Matemática.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática, terceira edição.Editora Respel, São Paulo, 2005.
MACEDO, L. Jogos, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica. Palestra proferida no Laboratóriode Psicopedagogia. São Paulo, USP, 1997.
MIYASAKI, Melissa M. Materiais didáticos despertam interesse dos alunos na aula de matemática. TCC Matemática. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem?.2003. Disponível em:
<http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/PatrickMaterial/TrabfinalPatrick2003.pdf>. Acesso em: 24 Ago.2015
NETO, E. R: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1988.
Referencial Curricular de Matemática e suas Tecnologias, do Rio Grande do Sul (2009).
PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento, em Piaget, P. & Gréco, P., Aprendizagem e Conhecimento , Freitas Bastos, Rio de Janeiro,
SOUZA, Eliane Reame de Sousa (org.) A matemática das sete peças do Tangram.
IMEUSP, 2. ed. 1997 São Paulo. SP.
TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática de matemática como dois e dois: a construção da matemática . São Paulo: FTD, 1997.
Site: Disponivel em: www.ensinarevt.com.br. Acessado em 24/08/2015 as 19:47