PEDAGOGOS EM CRISE: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
RESUMO: Este estudo tem como eixo temático um olhar crítico e histórico voltado para a Pedagogia, bem como compreender o processo de formação do pedagogo e sua atuação profissional enquanto mediador do conhecimento na educação básica; analisar, também, as instituições de ensino superior e os docentes que nelas atuam na capacitação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos anos iniciais. Visto que, a educação passa por constante transformação e os sujeitos nela envolvidos não acompanham estas mudanças, pois mantêm uma postura estática, de forma linear, arquitetada e uma alienação tão frequente como característica do ensino tradicional.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Crise. Formação.
Referências
ANTUNES, Celso. Resiliência: construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. 2 ed. Petrópolis. Vozes. 2004
ARROYO, Miguel González. Ofício de Mestre imagens e auto-imagens. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
Ato Adicional de 1834. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/historiab/o-ato-adicional -1834.htm>. Acesso em: 09 set. 2012.
BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva. O Ratio Studiorium e a missão no Brasil. Disponível em: <http:// www.anpuh.org/arquivo/download?id_arquivo=24>. Acesso em: 05 dez. de 2012.
BRASIL. Lei nº 4.024/1961. Disponível em: < http://www.planalto.gov. br/ccivil 03 /leis/ l4024.htm>. Acesso em: 10 out. 2012.
______ Lei 5.692/1971. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco. pro.br/l5692_71 .htm>. Acesso em: 13 out. 2012.
______Lei 9394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 16 out. 2012.
BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz. Cultura, clima e gestão escolar. In: FELDMANN, Maria Graziela (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p 243-251.
CAETANO, Santa Inês Pavinato. Professor de língua e literatura: o que se espera desse profissional. In: FLORES, Onici Claro (Org). Ensino de Língua e Literatura: Alternativas Metodológicas. Canoas: ULBRA, 2001. p 13-22.
Currículo em Debate – Goiás - sequências didáticas. Disponível em: <http://www.general-files.com/ download/ gs56b38cdbh32i0/caderno_6_2_3_Musica.pdf.html>. Acesso em: 25 nov. 2012.
Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Disponível em: <http://www..camara.gov.br /legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 05 out. 2012.
DURHAN, Eunice. Fábrica de maus professores. Disponível em: http://veja.abril.com.br /261108/entrevista. shtm>l. Acesso em: 11 fev. 2013.
FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: a reinvenção de um legado. Brasília Líber Livro. 2008.
FELDMANN. Maria Graziela. Formação de professores e cotidiano escolar. In Formação de professores e escola na contemporaneidade. (Org) Maria Graziela Feldmann. São Paulo: Senac. 2009. p 71-80.
FERREIRA, Anelise Barra. Imagens para além do olhar: escritas possíveis na escola especial. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10643>. Acesso em: 17 fev 2013.
FERREIRA, Bruna Milene. Ofício do professor universitário: o ethos do mestre. Revista Acadêmica UNIFAN, Aparecida de Goiânia, ano 3, n. 4, p. 203-217, jan./ jun. 2006.
FONTOURA, Helena Amaral da. Construindo pontes entre a universidade e a escola básica. In: GARCIA, Maria Luiza e Alexandra (Org). Diálogo e formação de professores. Petrópolis: De Petrus et Alii. Faperj. 2011 p. 155-170.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GARCIA, Alexandra. Esboços e composições cotidianas: círculos políticas e matizes na formação de professores. In: GARCIA, Alexandra; SÜSSEKIND, Maria Luiza. (Org) Diálogo e formação de professores. Petrópolis: De Petrus et Alii Faperj. 2011. p 37-57.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4 ed. São Paulo. Ed Atlas. 2005.
HENGEMÜHLE, Adelar. Formação de professores: da função de ensinar ao resgate da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
Lei Escola das Primeiras Letras. Disponível em: <http: www.histedbr.fae.unicamp. br/ navegando/ fontes_ escritas/3 _ Imperio/lei%2015-10-1827%20lei%20do%20ensino%20 de%20primeiras%20letras.htm>. Acesso em: 29 set 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê. 9 ed. São Paulo. Cortez. 2007.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2. ed. São Paulo. Moderna. 2006.
MARINS, Hiloko Ogihara. Gestão escolar: a complexa relação entre formação e ação. Concepções teóricas sobre a formação dopapel do diretor/gestor da escola. In: FELDMANN, Maria Graziela. (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p. 221-241.
MENEZES, Maria Aparecida de. Currículo, formação e inclusão: alguns implicadores. In: FELDMANN, Maria Graziela. (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p. 201-219.
MONROE, Camila. RATIER, Rodrigo. A fragilidade do cursos de Pedagogia e de licenciaturas no Brasil. Disponível em: <http://www://revistaescola.abril.com.br/formação /formacao-inicial/fragilidade-cursos-pedagogia-licenciaturas-brasil-graduacao-formacao-docente-546805.shtml>. Acesso em: 10 nov. 2012.
NADAL, Beatriz Gomes. A escola e sua função social: uma compreensão a luz do projeto de modernidade. In: FELDMANN, Maria Graziela (Org.) Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p 19-33.
Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 out. 2012.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo. Ática. 2007.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. FORMAÇÃO DE PROFESSORES pesquisas, representações e poder. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PINTO, Álvaro Vieira. Introdução e entrevista de Dermeval Saviani e Betty Antunes de Oliveira. Sete lições sobre educação de adultos. 7 ed. São Paulo. Cortez e Autores Associados. 1999.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf .> Acesso em: 16 fev. 2013.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. São Paulo: Cortez, 2001. p. 47-66.
ROSA Sanny S. da. O sentido da pesquisa na formação inicial de professores: políticas e
práticas do curso de pedagogia. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/ eae/arquivos/1610/1610.pdf.> Acesso em: 16 out. 2012.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
WEISSHEIMER, Marco Aurélio. A academia abomina a condição intelectual? Disponível em: <http://www.educacaoconteporanea.debates.com.br>. Acesso em: 16 out. 2012.
ARROYO, Miguel González. Ofício de Mestre imagens e auto-imagens. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
Ato Adicional de 1834. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/historiab/o-ato-adicional -1834.htm>. Acesso em: 09 set. 2012.
BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva. O Ratio Studiorium e a missão no Brasil. Disponível em: <http:// www.anpuh.org/arquivo/download?id_arquivo=24>. Acesso em: 05 dez. de 2012.
BRASIL. Lei nº 4.024/1961. Disponível em: < http://www.planalto.gov. br/ccivil 03 /leis/ l4024.htm>. Acesso em: 10 out. 2012.
______ Lei 5.692/1971. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco. pro.br/l5692_71 .htm>. Acesso em: 13 out. 2012.
______Lei 9394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 16 out. 2012.
BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz. Cultura, clima e gestão escolar. In: FELDMANN, Maria Graziela (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p 243-251.
CAETANO, Santa Inês Pavinato. Professor de língua e literatura: o que se espera desse profissional. In: FLORES, Onici Claro (Org). Ensino de Língua e Literatura: Alternativas Metodológicas. Canoas: ULBRA, 2001. p 13-22.
Currículo em Debate – Goiás - sequências didáticas. Disponível em: <http://www.general-files.com/ download/ gs56b38cdbh32i0/caderno_6_2_3_Musica.pdf.html>. Acesso em: 25 nov. 2012.
Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Disponível em: <http://www..camara.gov.br /legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 05 out. 2012.
DURHAN, Eunice. Fábrica de maus professores. Disponível em: http://veja.abril.com.br /261108/entrevista. shtm>l. Acesso em: 11 fev. 2013.
FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire: a reinvenção de um legado. Brasília Líber Livro. 2008.
FELDMANN. Maria Graziela. Formação de professores e cotidiano escolar. In Formação de professores e escola na contemporaneidade. (Org) Maria Graziela Feldmann. São Paulo: Senac. 2009. p 71-80.
FERREIRA, Anelise Barra. Imagens para além do olhar: escritas possíveis na escola especial. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10643>. Acesso em: 17 fev 2013.
FERREIRA, Bruna Milene. Ofício do professor universitário: o ethos do mestre. Revista Acadêmica UNIFAN, Aparecida de Goiânia, ano 3, n. 4, p. 203-217, jan./ jun. 2006.
FONTOURA, Helena Amaral da. Construindo pontes entre a universidade e a escola básica. In: GARCIA, Maria Luiza e Alexandra (Org). Diálogo e formação de professores. Petrópolis: De Petrus et Alii. Faperj. 2011 p. 155-170.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GARCIA, Alexandra. Esboços e composições cotidianas: círculos políticas e matizes na formação de professores. In: GARCIA, Alexandra; SÜSSEKIND, Maria Luiza. (Org) Diálogo e formação de professores. Petrópolis: De Petrus et Alii Faperj. 2011. p 37-57.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4 ed. São Paulo. Ed Atlas. 2005.
HENGEMÜHLE, Adelar. Formação de professores: da função de ensinar ao resgate da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
Lei Escola das Primeiras Letras. Disponível em: <http: www.histedbr.fae.unicamp. br/ navegando/ fontes_ escritas/3 _ Imperio/lei%2015-10-1827%20lei%20do%20ensino%20 de%20primeiras%20letras.htm>. Acesso em: 29 set 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê. 9 ed. São Paulo. Cortez. 2007.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2. ed. São Paulo. Moderna. 2006.
MARINS, Hiloko Ogihara. Gestão escolar: a complexa relação entre formação e ação. Concepções teóricas sobre a formação dopapel do diretor/gestor da escola. In: FELDMANN, Maria Graziela. (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p. 221-241.
MENEZES, Maria Aparecida de. Currículo, formação e inclusão: alguns implicadores. In: FELDMANN, Maria Graziela. (Org). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p. 201-219.
MONROE, Camila. RATIER, Rodrigo. A fragilidade do cursos de Pedagogia e de licenciaturas no Brasil. Disponível em: <http://www://revistaescola.abril.com.br/formação /formacao-inicial/fragilidade-cursos-pedagogia-licenciaturas-brasil-graduacao-formacao-docente-546805.shtml>. Acesso em: 10 nov. 2012.
NADAL, Beatriz Gomes. A escola e sua função social: uma compreensão a luz do projeto de modernidade. In: FELDMANN, Maria Graziela (Org.) Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Senac. 2009. p 19-33.
Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 out. 2012.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo. Ática. 2007.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. FORMAÇÃO DE PROFESSORES pesquisas, representações e poder. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PINTO, Álvaro Vieira. Introdução e entrevista de Dermeval Saviani e Betty Antunes de Oliveira. Sete lições sobre educação de adultos. 7 ed. São Paulo. Cortez e Autores Associados. 1999.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf .> Acesso em: 16 fev. 2013.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. São Paulo: Cortez, 2001. p. 47-66.
ROSA Sanny S. da. O sentido da pesquisa na formação inicial de professores: políticas e
práticas do curso de pedagogia. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/ eae/arquivos/1610/1610.pdf.> Acesso em: 16 out. 2012.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
WEISSHEIMER, Marco Aurélio. A academia abomina a condição intelectual? Disponível em: <http://www.educacaoconteporanea.debates.com.br>. Acesso em: 16 out. 2012.
Downloads
Publicado
2016-05-31
Edição
Seção
Artigos Científicos