JUVENTUDE: UMA CATEGORIA HISTÓRICA E SÓCIOCULTURAL
Resumo
O presente trabalho discute a juventude como categoria histórica e sociocultural, buscando discernir as concepções e representações em torno da construção do segmento juvenil nos diferentes períodos históricos. Para efeito da analise, adotou-se didaticamente o modelo quadripartinte Francês de divisão da história. O estudo concebe uma perspectiva não monolítica de juventude, procurando desenvolver uma reflexão discernindo como este segmento constituiu-se em preocupação nos diferentes momentos históricos, sobretudo na modernidade, período de efervescência da juventude como grupo social distinto, ligado a lógica da empregabilidade e do consumo. A partir de então vários campos do conhecimento científico tem se preocupado com as particularidades do universo juvenil e, muito contribuído para sua compreensão no campo teórico.
Palavras-chave: Juventudes. Particularidades. Categoria Histórica. Sociocultural.
Referências
ARIÈS, P. História Social da criança e da família. Tradução de Dora Flanksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BOURDIEU, P. A “juventude” é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Bourdie. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis: vozes, 2003.
CANEZIN GUIMARÃES (Org.). Estudos sobre jovens e processos educativos na contemporaneidade. Goiânia: editora da UCG, 2008. ______; M. T. SOUSA, S. M. G. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Goiânia: Editora da UFG: Cânone Editorial, 2009. CAVALCANTE, C. V. Jovens e estratégias educativas de inserção nos espaços urbano e virtual. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Educação, Goiânia, 2010. DAYRELL, J. O jovem como Sujeito Social. Revista Brasileira de Educação, n.4, p. 40-53, set./out./Nov./dez.2003. Fontes, 1998. 191p. ______. Juventude, Grupos Culturais e Sociabilidade: Comunicação, Solidariedade e Democracia JOVENES. Revista de Estudos sobre a Juventude. Año 9, n° 22 México DF: enero/junio 2005. p. 306-323. FORACCHI, M. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1972. FRASCHETTI, A. O mundo romano. In: LEVI, G; Shimitt, J. C. (Orgs.). História dos Jovens: da antiguidade a era moderna. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras 1996. HOBSBAWM, E. A revolução cultural. In: HOBSBAWM, E. A Era dos Extremos: O Breve Século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
ISLAS, J. A. P. Juventude: um conceito em disputa. In: CANEZIN GUIMARÃES, M. T. SOUSA, S. M. G. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Goiânia: Editora da UFG; Cânone Editorial, 2009.
LEÓN, O. D. Uma revisão das categorias de adolescência e juventude. In: CANEZIN GUIMARÃES, M. T. SOUSA, S. M. G. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Goiânia: Editora da UFG: Cânone Editorial, 2009. LEVI, G; Shimitt, J. C. História dos Jovens: da antiguidade a era moderna. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras 1996.
PAIS, J. M. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Análise Sociológica, v. 25, n. 105-106. 1990.
SANTOS, C. S. Jovens do proeja de Urutaí: mediações entre a escola e o mundo do trabalho. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Educação, Goiânia: 2011. Disponível em http://www.forumeja.org.br/pf/node/187. Acesso em: 01 de novembro de 2011.
______; MENDES, G. L. C. Jovens como agentes sociais e culturais da sociedade contemporânea. In: BALDINO, J. M; ALMEIDA, M. Z. (Orgs.). Educação e realidade contemporânea. Cadernos de Área, v. 28, p. 75-81. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011b. SCHNAPP, A. A imagem dos jovens na cidade grega. In: LEVI, G; Shimitt, J. C. (Orgs.). História dos Jovens: da antiguidade a era moderna. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras 1996.
SANDOVAL, M. Jóvenes del siglo XXI: sujetos y actores en uma sociedad en cambio. Santiago, Ediciones UCSH, 2005.