A inclusão da família no processo de alfabetização de crianças com TEA
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a importância da participação da família no processo de alfabetização de crianças com TEA. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que traz prejuízos na comunicação e interação social comprometendo o desenvolvimento infantil. A alfabetização é um marco fundamental no percurso educativo de crianças e a inclusão da família nesse processo surge como um tema relevante e necessário. Identificamos que a família desempenha papéis muito importantes na alfabetização da criança com TEA, atuando como mediadora, incentivadora e facilitadora do aprendizado. A parceria composta por toda rede de apoio contribui para o desenvolvimento da criança, influenciando positivamente seu progresso acadêmico e seu bem-estar emocional. Destacamos também a importância da individualização das estratégias de alfabetização, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança com TEA. A família, por estar em contato direto com a criança, possui um conhecimento profundo de suas preferências, interesses e desafios, o que pode orientar de forma eficaz a elaboração de atividades e intervenções personalizadas. Concluímos que a inclusão da família no processo de alfabetização de crianças com TEA é essencial para o sucesso educativo dessas crianças.
