Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um olhar sobre o processo de aprendizagem na alfabetização

Autores

  • Thais Valério de Medeiros

Resumo

 O presente trabalho tem como tema norteador o Transtorno De Déficit De Atenção E 
Hiperatividade (TDAH) e o processo de aprendizagem na alfabetização. Busca compreender as 
características, diagnósticos e opções de tratamento, bem como, as dificuldades que os alunos 
enfrentam nesse processo de ensino. Dessa forma, se faz necessário um olhar atencioso sobre a 
perspectiva de ensinar o aluno, compreendendo suas individualidades e seus aspectos físicos, 
psíquicos e motores, bem como a forma que esse transtorno influencia no comportamento e cérebro 
da criança em fase de alfabetização. Logo, surge a necessidade de uma reflexão acerca da prática 
pedagógica, buscando recursos metodológicos que possibilita o crescimento de habilidades 
necessárias para o desenvolvimento integral do aluno. Além disso, destacamos o aperfeiçoamento da 
prática docente para lidar com este transtorno que está cada vez mais em destaque dentro das escolas. 
Pois, sabe-se que um professor qualificado terá melhor desempenho para lidar com o baixo rendimento 
escolar e consequentes problemas emocionais do estudante, tais como ansiedade e depressão na 
infância. Conclui-se que a intervenção precoce de professores e a ação de uma equipe multidisciplinar, 
juntamente com a família, é imprescindível para o processo de ensino da criança com Transtorno De 
Déficit De Atenção E Hiperatividade (TDAH).

Downloads

Publicado

2025-05-06

Edição

Seção

Artigos Científicos