O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo aborda a temática do autismo em crianças de 4 e 5 anos e as dificuldades
enfrentadas no processo de aprendizagem na sala de educação infantil. O foco está na
interação entre estudante, professor, escola e a participação da família, com vistas a
desenvolver adequadamente as competências cognitivas e sociais das crianças autistas na
sala de aula da educação infantil. O objetivo deste artigo foi compreender o processo de
aprendizagem dessas crianças no ambiente escolar. A metodologia adotada para este
estudo foi baseada em pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa que se baseou em
autores renomados e reconhecidos, como Mantoan (2006), Wendell (2013), Mello (2013) e
outras fontes relevantes. Conclui-se que o tema abordado é de grande importância para que
profissionais, familiares e a sociedade possam compreender como se dá o processo de
aprendizagem de crianças com autismo. Além de métodos de acompanhamento
especializados, a criança autista necessita de aceitação e acolhimento por parte das
instituições de ensino regulares.