O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para uma melhor desenvoltura dos alunos com relação a disciplina de matemática. O artigo foi fundamentado na pesquisa bibliográfica e tem como referenciais teóricos autores como Polya (1995), Dante (2009) e Carrasco (2001) que juntos foram unanimes em abordar que a resolução de problemas deve ser encarada com algo interessante e desafiador, deve despertar a curiosidade para que assim, os docentes possam oferecer exercícios dinâmicos para os estudantes e que venham estimular o raciocínio matemático. A metodologia de resolução de problemas permite que os alunos possam assimilar com mais facilidade os conteúdos matemáticos, desenvolvendo o raciocínio lógico e dedutivo, deixando de lado as aulas tradicionais que são voltadas apenas para a aplicação de métodos e fórmulas. Dessa forma, pode-se perceber no trabalho que a metodologia de resolução de problemas uma vez sendo trabalhada com os recursos e métodos necessários desde as séries iniciais, possibilita que os estudantes possam compreender e aceitar a disciplina de matemática com mais facilidade.