O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Renata Amorim Magalhães Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) Remanso Bahia. E
  • Sileide Mendes da Silva Faculdade Alfredo Nasser UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para uma melhor desenvoltura dos alunos com relação a disciplina de matemática. O artigo foi fundamentado na pesquisa bibliográfica e tem como referenciais teóricos autores como Polya (1995), Dante (2009) e Carrasco (2001) que juntos foram unanimes em abordar que a resolução de problemas deve ser encarada com algo interessante e desafiador, deve despertar a curiosidade para que assim, os docentes possam oferecer exercícios dinâmicos para os estudantes e que venham estimular o raciocínio matemático. A metodologia de resolução de problemas permite que os alunos possam assimilar com mais facilidade os conteúdos matemáticos, desenvolvendo o raciocínio lógico e dedutivo, deixando de lado as aulas tradicionais que são voltadas apenas para a aplicação de métodos e fórmulas. Dessa forma, pode-se perceber no trabalho que a metodologia de resolução de problemas uma vez sendo trabalhada com os recursos e métodos necessários desde as séries iniciais, possibilita que os estudantes possam compreender e aceitar a disciplina de matemática com mais facilidade.

Biografia do Autor

  • Renata Amorim Magalhães, Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) Remanso Bahia. E

    Graduanda Matemática pela faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) Remanso Bahia.

  • Sileide Mendes da Silva, Faculdade Alfredo Nasser UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia

    Professora orientadora da Faculdade Alfredo Nasser UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e
    coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia.

Downloads

Publicado

2023-11-22