HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo dispõe apresentar como a utilização da História da Matemática como ferramenta Metodológica no Ensino da Matemática. Utilizar a história da matemática nas aulas é um instrumento muito útil e importante que facilitará a vida escolar dos educadores, como também o processo de ensino e aprendizagem dos educandos nos diferentes níveis escolares, pois viabiliza desenvolver uma melhor abordagem dos assuntos matemáticos trabalhados em sala de aula e mostra aos alunos os tabus e dificuldades que cada contribuinte e grandes matemáticos viveram para criar as teorias, fórmulas e conceitos que eles estudam em classe, que não vem descrito no livro didático propiciando aos alunos um ensino de qualidade, onde contribuirá para a formação e desenvolvimento de cidadãos críticos e racionais. Assim, o trabalho objetiva incentivar e contribuir nas práticas dos professores, estimulando os a adotar uma nova metodologia de ensino. A pesquisa se deu através de estudos bibliográficos selecionados e estudados, como os livros dos autores D`Ambrósio (1996) e Miguel (1996), voltados a história da matemática. Conclui se que o uso e prática da história da matemática como ferramenta metodológica no ensino da matemática, faz se instrumento crucial para base de estudos matemáticos em sala de aula, desabrochando o gosto dos educandos para com a matemática.