A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO
Resumo
O presente trabalho traz como tema a história da matemática, como um instrumento
para melhor aperfeiçoamento de metodologias no ensino. O seu principal objetivo é
mostrar aos professores, alunos e a todos interessados como a história da
matemática pode ser utilizada não somente como introdução, curiosidades ou
simples complementação de conteúdo, mas também como uma ferramenta para ser
usada acompanhada de outras metodologias na evolução de conteúdos em sala de
aula. Dessa forma, esse trabalho traz como problematização a seguinte pergunta:
pelo contexto histórico e econômico da sociedade, é possível recorrer do uso da
história da matemática para aproximar os alunos ao raciocínio de um determinado
conteúdo? Para conseguir fundamento suficiente para responder essa
problematização, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica que mostra alguns fatos e
curiosidades relacionadas à história da matemática no ensino da matemática. Ao
estudar qualquer conteúdo o ensino se dá por um agente externo e o aprendizado é
a quantidade de ideias que conseguimos absorver. Limitar-se ao que é ensinado
numa aula é conhecer apenas o que pensa um único agente, a partir das suas
referências. Este estudo visa quebrar esse limite, ir além da sala de aula e conhecer
outras visões sobre um mesmo assunto e com isso, aumentar a probabilidade de
compreender o que está sendo ensinado formando suas próprias ideias. A partir
dessa base, pode-se concluir que promover uma contextualização da Matemática
como construção humana, rompendo paradigmas diretamente ligada às
transformações sociais, em que problema apresentado é problema resolvido, ela
mostra seu papel na vida humana em diferentes épocas e também na atualidade.