INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM APARECIDA DE GOIÂNIA, BRASIL
Resumo
RESUMO: Este estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em uma comunidade educativa, na perspectiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou-se identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, com foco nos estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugada à análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as percepções de professores e estudantes com deficiência, acerca da inclusão e do ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com a cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em se promover mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência.
Palavras-chave: Inclusão; Ensino Superior; Estudantes com deficiência; Professores; Estudo de caso.
Referências
BOCK, A. M. B.. Psicologia: Uma introdução ao estudo de Psicologia. 14 ed.. São Paulo: Saraiva, 2008.
BOSCOLO, C. C.; SANTOS, T. M. M. A deficiência auditiva e a família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais de crianças com deficiência da audição. Distúrbios da Comunicação, v. 17, n. 1, p. 69-75, 2005. Disponível em: <file:///D:/MEUS%20ARQUIVOS/Downloads/11683-Texto%20do%20Artigo-28028-1-10-20120925.pdf> Acesso em: 08 fev. 2023.
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M.. O Processo de Adaptação ao Ensino Superior e o rendimento acadêmico. Rev. Psicologia Escolar e Educacional, 9 (2), 215-224, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/qjznyDrBP5CtCf5MmLxZLgv/abstract/?lang=pt Acesso em: 08 fev. 2023.
DUARTE, E., RAFAEL, C., FILGUEIRAS, J., NEVES, C.; FERREIRA, M.. Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 19 (2), 289-300, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/vysNfqkGp33FbMDyzLwpVPC/?lang=pt > Acesso em: 08 fev. 2023.
FERRARI, M. A. L.; SEKKEL, M. C.. Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio. Revista Psicologia Ciência e Profissão, 27(4), 636-647, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/bv8ZgTdG4C7VMNZXzrDXdcz/abstract/?lang=pt> Acesso em: 08 fev. 2023.
GOESSLER, D. C. B.. Inclusão no Ensino Superior: O que revelam os Microdados do Censo da Educação Superior no Período 2009-2012. X ANPED Sul, Florianópolis, 1-16, 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/792-0.pdf> Acesso em: 08 fev. 2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed.. São Paulo: Atlas, 2003.
NETO, E.. Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 83-107, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S087191872014000200005&lng=pt&tlng=pt. > Acesso em: 08 fev. 2023.
PESSINI, M. A., SILVA, R. O. S; SILVA, V. O. S. Compreendendo as experiências dos alunos com Necessidades Especiais no Ensino Superior. Akrópolis, Umuarama, 15(1-2), 19-24, 2007. Disponível em: <file:///D:/MEUS%20ARQUIVOS/Downloads/1411-5147-1-PB.pdf> Acesso em: 08 fev. 2023.
RAMALHO, M.N.; CARNEIRO, M.A.B.. A Inclusão de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Estadual da Paraíba: Aspectos Dessa Experiência. Rev. Teias, 9 (18), 110-116, 2008. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24049> Acesso em: 08 fev. 2023.
SASSAKI, R. K.. Inclusão, Construindo uma sociedade para todos. 8. ed.. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
______. Como chamar as pessoas que têm deficiência?. In: Vida Independente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR 2003.
SÁ, M. M; VALLE, B. B. R.; DELOU, C. M. C.. Introdução à Psicopedagogia. 2. ed.. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008.
YIN, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed.. Porto Alegre. Editora: Bookmam, 2001.