AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADAS POR UMA IMOBILIÁRIA NA CIDADE DE GOIÂNIA PARA FIDELIZAR CLIENTES

Autores

  • Karol Wojtyla Medeiros Borges Taquary
  • Tânia Alves Chagas

Resumo

Este artigo tem como tema as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por uma imobiliária na cidade de Goiânia para fidelizar clientes. Objetivou-se verificar as estratégias utilizadas para fidelizar clientes em uma imobiliária na cidade de Goiânia. Abordaram-se no referencial teórico os seguintes assuntos: marketing: conceito e história, marketing de relacionamento, estratégia de marketing, estratégia de marketing de relacionamento para fidelizar clientes, cliente, satisfação do cliente e fidelização do cliente. O artigo é um Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada, e por último, a pesquisa analítica descritiva, que serviu para estudar e analisar os dados coletados na entrevista. Os dados coletados serviram para a descrição do artigo. Percebeu-se que a Imobiliária X tem uma grande preocupação em oferecer produto e serviço de qualidade, com corretores qualificados e em constante treinamento. Notou-se que as estratégias de marketing de relacionamento são utilizadas para fidelização de clientes. Conclui-se que a Imobiliária X sabe da necessidade do marketing de relacionamento para a fidelização dos clientes, pois a mesma tem uma relação contínua com os clientes da empresa e faz questão que esse relacionamento se torne duradouro. Sugeriu-se que a empresa continue utilizando as estratégias de marketing de relacionamento, a desenvolver a análise SWOT, o pós-venda e o bom atendimento, pois certamente isso está auxiliando para a fidelização de clientes.

Referências

ALBRECHT, Karl e BRADFORD, Lawrence.J. Serviço com qualidade: a vantagem competitiva. São Paulo: ed. 1992.

BENTES, Otavio. Atendimento ao cliente. Curitiba. IESDE BRASIL Editorial 2012.

BRETZKE, Miriam. Marketing de Relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Atlas, 2000.

BEZERRA, Igor Salume. Qualidade do ponto de vista do cliente. São Paulo: Biblioteca 24horas, 2013.

CERVO, Amado L. e BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil. 1983.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro Elsevier, 2007.

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de Serviços. São Paulo: Atlas, 2009.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

________ . Marketing Básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

CORRÊA, Henrique. Gestão de Serviços. São Paulo. Atlas. 2010.

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003

FERNANDES, Walberto. Excelência no Atendimento a Clientes. São Paulo. SCHOBA. Editorial. 2010.

FERNANDES, José. Técnicas de estudo e pesquisa. Goiânia: Kelps, 1999.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOOLEY, GrahamJ,; PIERCY, Nigel F.; NICOULAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4 ed . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 20011.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

____________Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009

_________ Administração de Empresas de Serviços e Serviços de Apoio ao Produto. In: Administração de Marketing – Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

___________. Introdução ao Marketing. São Paulo: LTC, 2011.


KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Tradução: Afonso Celso cunha Serra. Rio de Janeiro. Campus, 2003.

___________. Administração de Marketing. 10ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4.ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MENDONÇA, Alzino Furtado de; ROCHA, Cláudia Regina Ribeiro; NUNES, Heliane Prudente. Trabalhos acadêmicos: planejamento, execução e avaliação. Goiânia: Alfa, 2008.

MCKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. RJ: Campus, 1993.

___________. Marketing de relacionamento: estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. RJ: Campus, 1992.

MCCARTHY, E PERREAULT W. Marketing essencial. São Paulo: Editora Atlas, 1997. 397p.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em 5 configurações. São Paulo: Atlas, 2000.

MOREIRA, José. Foco do cliente. São Paulo. GENTE Editorial 2009.

NICKELS, William G; WOOD, Marian Burk. Marketing, Relacionamentos, Qualidade e Valor. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999.

PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo, ed. Atlas, 2013.

PORTER, M. E.; SERRA, A. C. da C. Competição on competition: Estratégias competitivas essenciais. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

PORTER, M. E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus. 1999.

PEPPERS, Don; Rogers, Martha. Retorno sobre clientes. Ed. Elsevier/ Campus. 2005.

RIZZI, Márcia. Ser + em Excelência no Atendimento ao Cliente. SER MAIS Editora 2012.

ROCHA, Angela. Empresas e clientes: um ensaio sobre valores e relacionamentos no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.

SACHS, Justin, Luciene. Fidelização do Cliente. São Paulo: BABELCUBE Editorial 2015.

SANTOS, Daniela, Fidelização de clientes. 2008. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/fidelizacao-de-clientes/20882/ Acessado em 10 de julho de 2018.

SOUKI, Omar. As 7 chaves da fidelização de clientes. São Paulo: Harbra, 2006.

SOUZA, Cesar. CLIENTIVIDADE Como oferecer o que o seu cliente quer. Rio de Janeiro: Best Business, 2016.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do conhecimento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

TAN, Chade-Meng. Procure dentro de si mesmo. Córdova. Lua de papel. Editorial 2012.
TERRENCE, Ana Cláudia Fernandes. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. Tese de mestrado. Disponível: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/pt-br.php>. Acesso: 20/jul./2018.

WILSON, Jerry. Ideias Rápidas para conseguir novos clientes. São Paulo: Jardim Dos Livros, 2014.

ZEITHAML, Valerie. Marketing de Serviços. Porto Alegre. AMGH. Editorial. 2014.

ZENONE, Luiz. Gestão do Relacionamento com o Cliente a Competitividade Empresarial. Novatec. Editorial. 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Edição

Seção

Artigos