A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL

Autores

  • João Felipe da Silva Neto
  • Cinthya Amaral Santos

Resumo

O presente estudo tem como tema central a Constitucionalização do Direito Civil, com a promulgação do novo texto da Constituição Brasileira de 1988. Foram analisados a necessidade da utilização da hermenêutica jurídica dos princípios e normas do Direito Civil juntamente com o texto Magno da República Federativa do Brasil, que é intitulada de Constituição Cidadã. O objetivo precípuo do artigo, ora proposto, foi estudar algumas normas e princípios do direito privado que foram devidamente normatizados no novo texto, o que levou a necessidade de interpretação à luz da Constituição por parte dos operadores do direito. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que utilizou de estudos de vários doutrinadores de renome, bem como o método exemplificativo, em que vários exemplos foram citados e analisados, na sua prática forense, tanto na condição de julgador, quanto de defensor das normas privadas que regem as relações sociais. A pesquisa chegou a breve conclusão de que as normas de Direito Civil também devem ser compreendidas em conformidade com o texto Constitucional, portanto o operador do direito, na qualidade de intérprete do texto legal deve proceder de forma cuidadosa em seu trabalho hermenêutico, no que diz respeito às regras da legislação civil, frente ao texto Constitucional.

Referências

ALMEIDA, Francisco Provázio Lara; BITTENCOURT, Liliana. Judicialização do direito: do Estado legislativo ao Estado Judiciário. R. Fac. Dir. UFG, v. 32, n. 1, p. 247-260, jan. / jun. 2008.
______. Diferentes, mas iguais: O reconhecimento jurídico das relações homoafetivas no Brasil. Revista Brasileira de Direito Constitucional, n. 17, jan. / jun. 2011.
BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalização do Direito. (O Triunfo Tardio do Direito Constitucional no Brasil). Revista Eletrônica sobre Reforma do Estado (RERE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, n. 9, mar. / maio, 2007, Disponível em: <http://www.direitodoestado.com.br/redae.as>. Acesso em: 15 mar. 2019.
BODIN DE MORAES, Maria Celina. Apresentação a Princípios do direito civil contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
______. Danos morais em família? Conjugalidade, parentalidade e responsabilidade civil. In: SILVA PEREIRA, Tânia da; CUNHA PEREIRA, R. da (Coords.). A ética da convivência familiar. Sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
______. Problemas em torno da cláusula geral de responsabilidade objetiva. Estudos em Homenagem ao Professor Celso Mello. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
______. Danos à pessoa humana: uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
______. O conceito de dignidade humana: substrato axiológico e conteúdo normativo. In: SARLET, Ingo (Org.). Constituição, direitos fundamentais e direito privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.
______. Constituição e direito civil: tendências. Revista dos Tribunais, n. 779, p. 47-63, 2000.
______. A caminho de um direito civil constitucional. Revista de Direito Civil, Imobiliário, Agrário e Empresarial, v. 17, n. 65, p. 21-32, jul. / set. de 1993.
BRASIL. Código Civil de 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 mar. 2019.
______. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 mar. 2019.
COMPARATO, Fábio Konder. Ensaio sobre o Juízo de Constitucionalidades Políticas públicas. Estudos em Homenagem a Geraldo Ataliba. In: MELLO, Celso Antônio Bandeira de (Org.). Direito Administrativo e Constitucional. São Paulo: Malheiros, 1997.
MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. São Paulo: RT, 2006.
PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil – Introdução ao Direito Civil Constitucional. Tradução de Maria Cristina de Cicco. 1. ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro, Editora Renovar, 2008.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos fundamentais. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. A criação e a realização do direito na decisão judicial. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Edição

Seção

Artigos