PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE O BULLYING ESCOLAR: EMANCIPAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Autores

  • Matheus Rodrigues da Silva Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Vinícius Novais Gonçalves de Andrade Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Bruno Fiuza Franco Centro Universitário Alfredo Nasser.

Resumo

A violência é um fenômeno antigo, fruto dos conflitos sociais e da expressão da pulsão de morte humana. Sua presença na escola mostra a falha dessa instituição no preparo para o exercício da cidadania e para a constituição da autonomia, assim como gera prejuízos inúmeros no âmbito social e individual do aluno e de todos envolvidos. Essa pesquisa, de metodologia empírica, utilizouse de escalas e questionários, objetivando entender o tipo de violência sofrida e praticada entre os alunos, assim como caracterizá-la como violência geral ou bullying. Além disso, procurou descrever os sentimentos que os autores e as vítimas sentiram e os motivos que os levaram à prática da violência e seu consequente sofrimento. Os resultados apontaram que os agressores se sentem felizes e superiores ao cometerem violência, sendo que suas vítimas se sentem tristes e inferiores, além de procurarem vingança pela violência sofrida. A falta de adesão nas atividades escolares, de limites e as características narcisistas da personalidade são motivações para os alunos cometerem violência. Consideramos que há a necessidade cada vez maior de se entender os sentimentos ligados àqueles que participam da violência escolar, sobretudo, dos que participam de maneira indireta. A escola deve se preparar para ser o local de intervenção e de combate à violência ali presente.

PALAVRAS-CHAVE: Bullying. Escola. Educação. Teoria crítica. Emancipação.

Biografia do Autor

  • Matheus Rodrigues da Silva, Centro Universitário Alfredo Nasser.
    Psicólogo formado pelo Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Vinícius Novais Gonçalves de Andrade, Centro Universitário Alfredo Nasser.
    Pós-doutorado em Psicologia. Doutor em Psicologia pela PUC Goiás (com período de doutorado sanduíche na Universidade do Porto na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação). Mestre em Psicologia (PUC Goiás). Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Psicanalista. Coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser e docente da mesma instituição. Contato: viniciusnovais@unifan.edu.br
  • Bruno Fiuza Franco, Centro Universitário Alfredo Nasser.
    Docente do curso de Psicologia da UNIFAN. Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Goiás e psicólogo pela mesma instituição.

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2022-11-09

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