ALTERAÇÃO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS COM TDAH: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lays Aline Pereira Castro Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Ana Tereza Dias Vasques Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).
  • Alexandre Castelo Branco Herênio Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e hiperatividade-impulsividade. Possui diversidade de alterações neuropsicológicas, podendo-se concluir que não existe um perfil específico dessas alterações. Os sintomas aparecem na criança antes dos sete anos, as manifestaçõespodem ser observadas em diversas situações, como no ambiente escolar, casa, trabalho e na interação social. Esse transtorno impacta na regulação do humor e na adaptação social. Esse artigo teve como objetivo observar a influência da alteração do controle inibitório em crianças com TDAH através de um relato de experiência como metodologia. No relato foi possível acompanhar o processo avaliativo de crianças que têm características de TDAH encontradas nas referências bibliográficas e confirmadas pelo atendimento clínico. Dessa forma, percebeu-se que através da Avaliação Neuropsicológica foi possível organizar dados e a visão comparativa de situações observadas em diversos casos. Observou-se algumas dificuldades e facilidades para avaliar crianças com TDAH no atendimento clinico.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno do neurodesenvolvimento. Funções Cognitivas. Funções Executivas. Controle Inibitório.

Biografia do Autor

  • Lays Aline Pereira Castro, Centro Universitário Alfredo Nasser.
    Psicóloga pelo Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Ana Tereza Dias Vasques, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).
    Psicóloga, Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília, professor do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).
  • Alexandre Castelo Branco Herênio, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).
    Psicólogo, Mestre (PUC-GOIÁS) e Doutorando em Psicologia (UNB), professor do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

Referências

ANDRADE, R. D.; VELLASCO, J. P. M.; RIBEIRO, S. R. C. Os Impactos do TDAH na Interação Social da Criança: uma revisão de literatura. Psicologia em ênfase, v.2, n.2, 2021.
CARREGAL, D. C; MOREIRA, S. R. G. Aspectos Psicológicos de Crianças
Portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mental, ano IX, n.17, p. 643-650, Barbacena-MG, 2011.
CORDEIRO, S. M. N. O biopoder e a domestificação dos corpos infantis:
Estudo sobre o TDAH e as representações sociais de diferentes
profissionaisacerca do suposto transtorno e medicalização. 260f. Trabalho
de Conclusão deCurso (Doutora em Educação), Universidade Estadual de
Maringá, 2019.
CUNHA, J. A. C. G. Funções Cognitivas e aprendizagem: A abordagem de
ReuvenFeuerstein. Estação Científica, n.18, Juiz de Fora, 2017.
DESIDERIO, R. S. C; MIYAZAKI, M. C. O. S. Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH): Orientações para a Família, 2007. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/pee/a/G4mGnPctSwHkLZgMn8hZs7b/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 31 de out. de 2021.
DIAMENTI, E. Mundo Contemporâneo. In: DIAMENTI, E. Acelerados:
verdades emitos sobre TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade. São Paulo: Bookanando Livros, 2016.
DIAMENTI, E. Possíveis causas do TDAH. In: DIAMENTI, E. Acelerados:
verdadese mitos sobre TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade. São Paulo, Booknando Livros, 2016.
DIAS, N. M.; MENEZES, A.; SEABRA, A. G. Alterações das funções executivas em crianças e adolescentes, Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 1, n. 1, p. 80-95, Londrina, 2010.
EISENREICH, B. R.; AKAISHI, R; HAYDEN, B. Y. Control without controllers: toward a distributed neuroscience of executive control. Journal of cognitive neuroscience,v. 29, n. 10, p. 1684-1698, 2017.
FACCI, M. G. D; LEONARDO, N. S. T; SOUZA, M. P. R. Avaliação psicológica eescolarização: contribuições da psicologia histórico-cultural. Editora daUniversidade Federal do Piauí – EDUFPI, 2019. Disponível em: <https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/2019-
AVALIACAO_PSICOLOGICA_REVISADO_COM_FICHA20191008143045.pdf>Acesso em: 28 de out. de 2021.
FLOREZ, J. A. R. Substrato neuroanatômico dos circuitos cognitivos e
visceromotores dos córtices pré-límbico e infralímbico do córtx pré-frontal
medial; Descrição das suas projeções anterógradas e interações com complexos subcorticais no primata Callithrix Jacchus. 178p. Trabalho de Conclusão de Curso (Doutor em psicobiologia), Universidade Federal do Rio Grandedo Norte, Natal, 2020.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Neuropsicologia das funções executivas e da
atenção.In: Neuropsicologia: Teoria e Prática. FUENTES, D. (orgs) 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014. p.115-138.
COSTA, D. S. et al. Neuropsicologia do Transtorno de déficit de
atenção/hiperatividade e outros transtornos externalizantes. In:
Neuropsicologia: Teoria e Prática. FUENTES, D. et al (orgs.) 2.ed. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2014.p. 165-182.
FERNÁNDEZ, F. G. V. Prehistoria del TDAH: Aditivos para un diagnóstico
insostenible. Papeles del Psicólogo, v. 38, n. 2, p. 107-115, 2017.
GARCIA, D.F. RÊGO, G. G. As funções executivas em alunos com
transtorno doTDAH na educação básica. Revista Científica Multidisciplinar
Núcleo do Conhecimento. Ano 5, Ed. 1, v. 10, p. 24-56, 2020.
GUADAGNINI, M. F.; SIMAO, A. N. P. Investigação de atenção de adolescentes queapresentam mau desempenho escolar. Revista Psicopedagogia, v.33, n. 102, 2016.
KANDEL, E.R. et al. Parte IV. As bases neurais da cognição. In: Princípios
de Neurociência. KANDEL, E.R. (orgs.) 5.ed. Porto Alegre: AMGH Editora,
2014. p.297-460.
KLEIN, M. et al,. O PARADIGMA STROOP EM UMA AMOSTRA DE IDOSOS
BRASILEIROS, Psicologia Hospitalar, n.8, v.1, p. 93-112, 2010.
JADIDIAN, A; HURLEY, R. A.; TABER, K. H. Neurobiology of adult ADHD:
Emergingevidence for network dysfunctions. The Journal of neuropsychiatry and clinical neurosciences, v. 27, n. 3, p. 173-178, 2015.
LEME, L. O que é o TDAH? Associação Brasileira do Deficit de Atenção,
2021. Disponível em: <https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/>. Acesso em: 15 denov. de 2021.
LIMA, V. R. Inter-relação entre funções executivas e o processo
de alfabetização. 93 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestre em
LetrasLinguísticas). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
MAIA, M. I. R; CONFORTIN, H. TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Revista Perspectiva, v. 39, n. 48, p. 73-84, 2015.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Artmed, 2014.
Disponívelem:< http://dislex.co.pt/images/pdfs/DSM_V.pdf>. Acesso em 13 de out. de 2021
PEREIRA, A. P. P. Desenvolvimento das funções executivas em crianças
sem domínio de linguagem e escrita e relação com desatenção e
hiperatividade. 90f.Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação),
Universidade Presbiteriana Mackienzie, São Paulo, 2011.
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Braz. J.Psychiatry. v. 22, p. 7-11, 2000.
SEGAMARCHI, P. R. Contribuição da avaliação neuropsicológica na
identificação do perfil cognitivo de crianças com queixas de desatenção
e hiperatividade. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em
Distúrbios doDesenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
SILVA, A. I. P. Reconhecimento de expressões emocionais em crianças
comqueixas de comportamento ansioso e problemas do pensamento.
121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Doutor em Ciências do
Comportamento).Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível
em:<https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31250/1/2017_AnaIdalinadePaivaSilva.pd f>. Acesso em: 28 de out. de 2021.
SILVA, E. P. P. et al. Contribuições da avaliação neuropsicológica para o
processo de psicoterapia em crianças com traços de TDAH, v. 11, n. 32,
2021.
SOUZA, W. M. Relações entre parentalidade e autonomia e o
desenvolvimentodo controle inibitório entre crianças de 10 a 13 anos. 156f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestre em Psicologia), Rio de Janeiro, 2019.
SOUZA, A. et al,. Avaliação Neuropsicológica do Transtorno Déficit de
Atenção/Hiperatividade. Psicologia.pt, p. 1- 12, 2012. Disponível em: <
https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0736.pdf>. Acesso em: 28 de out. de 2021.
TEIXEIRA, A. F. F. A ritalina no tratamento de hiperatividade e déficit de atenção. Revista EDUCAR-FCR. v. 18, n. 1, p. 139-148, São Paulo, 2019.
TIRELLO, M. M. TDAH e o cotidiano escolar: Um desafio da educação
atual. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04,
Ed.08, v. 08, p. 137-146, 2019

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

Artigos