ALTERAÇÃO NO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS COM TDAH: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lays Aline Pereira Castro, Ana Tereza Dias Vasques, Alexandre Castelo Branco Herênio

Resumo


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e hiperatividade-impulsividade. Possui diversidade de alterações neuropsicológicas, podendo-se concluir que não existe um perfil específico dessas alterações. Os sintomas aparecem na criança antes dos sete anos, as manifestaçõespodem ser observadas em diversas situações, como no ambiente escolar, casa, trabalho e na interação social. Esse transtorno impacta na regulação do humor e na adaptação social. Esse artigo teve como objetivo observar a influência da alteração do controle inibitório em crianças com TDAH através de um relato de experiência como metodologia. No relato foi possível acompanhar o processo avaliativo de crianças que têm características de TDAH encontradas nas referências bibliográficas e confirmadas pelo atendimento clínico. Dessa forma, percebeu-se que através da Avaliação Neuropsicológica foi possível organizar dados e a visão comparativa de situações observadas em diversos casos. Observou-se algumas dificuldades e facilidades para avaliar crianças com TDAH no atendimento clinico.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno do neurodesenvolvimento. Funções Cognitivas. Funções Executivas. Controle Inibitório.


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