TRANSTORNO DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA: ALTERAÇÕES COGNITIVAS E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA TERCEIRA INFÂNCIA.
Resumo
O presente estudo baseia-se em um levantamento bibliográfico de dados sobre a ansiedade infantil e os impactos na aprendizagem escolar na terceira infância. O transtorno de ansiedade torna-se cada vez mais comum na infância, envolvendo uma interação complexa e multifatorial, que pode indicar baixo desempenho em diversas funções cognitivas e, assim, refletir diretamente no aprendizado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão atualizada acerca do tema, atreladas às dificuldades de aprendizagem escolar, os sintomas e as causas, descrever o quadro do transtorno de ansiedade e discorrer sobre os aspectos neuropsicológicos das alterações cognitivas, bem como relatar sobre os impactos na aprendizagem da terceira infância. Os dados foram coletados através de artigos científicos disponíveis em meio eletrônico. Foi analisado que crianças com sintomas ansiosos são predispostas a apresentarem danos na memória de trabalho, na atenção, na velocidade de processamento, e funções executivas que interferem em suas habilidades sociais e escolares. Conclui-se que a ansiedade pode afetar o desempenho escolar, prejudicando a capacidade de recordar ou recuperar um conteúdo aprendido em um momento de apreensão. Neste sentido, atesta-se desempenho cognitivo inferior, um dado preocupante. Diante disso fazse necessários estudos futuros para comparar o desempenho cognitivo e especificar as causas e os prejuízos. Palavras-chave: Ansiedade. Transtorno de ansiedade. Terceira infância. Neuropsicologia. Dificuldade de aprendizagem.Referências
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2022-04-15
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Artigos