A ANSIEDADE VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: AUTORRELATO DE EXPERIÊNCIA EM PRÁTICA CLÍNICA SOB A VISÃO DA GESTALT-TERAPIA
Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir teoricamente sobre o processo de formação em Psicologia, mais especificamente sobre o processo de participação em estágios, e construir um autorrelato de experiência sobre a temática da ansiedade analisada a partir da Gestalt-Terapia. A metodologia utilizada foi a de autorrelato de experiência que, nesse artigo, foi relacionada à prática dos estágios profissionais na área clínica, abordagem da Gestalt-Terapia, pela pesquisadora, enquanto acadêmica do curso de Psicologia. Os resultados puderam ser aglutinados em: ansiedade e seus aspectos gerais, a perspectiva de ansiedade para a Gestalt-Terapia, a experiência do estágio nessa abordagem e o autorrelato de experiência. Conclui-se que a ansiedade, em termos gerais, é um fenômeno comum ao ser humano, mas que pode alcançar níveis patológicos; que o processo formativo em psicologia, sobretudo a experiência dos estágios profissionais, funciona como base para o futuro profissional de psicologia; e que a ansiedade pode ser vivida e lidada por estagiários de psicologia, levando em conta seu compromisso ético e sua responsabilidade enquanto estagiário. Palavras-chave: Ansiedade. Estágio. Gestalt-terapia. Psicologia. Autorrelato de Experiência.Referências
ALVES, T. C. de T. F. Depressão e ansiedade entre estudantes da área de saúde. Revista de Medicina, [S. l.], v. 93, n. 3, p. 101-105, 2014. DOI: 10.11606/issn.1679-9836.v93i3p101-105. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/103400. Acesso em: 10 out. 2021.
ANGÉLICO, A.P. Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais:
estudo psicométrico e empírico. 217f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/ tde-02112009- 151551/público/TESE.pdf. Acesso em 11 out. 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
AMORIM, Teresa. Ajustamento Criativo. Instituto Carioca de Gestalt-terapia. Out. 2016. On-line. Canal do Youtube. 5.19 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F-iJBobk7Jc. Acesso em: 10 out. 2021.
ANTHONY, Sheila Maria da Rocha. A criança com transtorno de ansiedade: seus ajustamentos criativos defensivos. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v.15, n. 1, p. 55-61, jun. 2009. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809686720090001
00009&lng=pt&nrm=iso>. acesso em: 18 nov. 2021.
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A consolidação da psicologia no Brasil (19301962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicol. educ., São Paulo, n. 22, p. 79-94, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414697520060001
00005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BANACO, Roberto Alves. O impacto do atendimento sobre a pessoa do terapeuta. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 71-79, ago. 1993. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X19930002
00010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BARBOSA, F. D.; LAURENTI, M. A.; SILVA, M. M. Significados do estágio em psicologia clínica: percepções do aluno. Encontro: Revista de Psicologia, v. 16, n. 25, p.31-53, 2013. Disponível em:
https://seer.pgsskroton.com/renc/article/view/2430. Acesso em: 18 nov. 2021.
BARLETTA, Janaína Bianca; FONSECA, Ana Lucia Barreto da; DELABRIDA, Zenith Nara Costa. A importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental. Psicol.
teor. prat., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 153-167, dez. 2012. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516368720120003
00013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BARRETO, M. C.; BARLETTA, J. B. A supervisão de estágio em psicologia clínica sob as óticas do supervisor e do supervisionando. Cadernos de Graduação, Ciências Biológicas e da Saúde, v. 12, n. 12,
2010. Disponível em: http://docplayer.com.br/30475743-A-supervisao-de-estagio-em-psicologiaclinicasob-as-oticas-do-supervisor-e-do-supervisionando.html. Acesso em: 18 nov.
2021.
BRAGA, J.E.F. et al. Ansiedade Patológica: Bases Neurais e Avanços na
Abordagem Psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 14, n. 2, 2010. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/8207. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº. 4.119 de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília: DF: 1962.
______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988.
______. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
______. Resolução nº. 5, de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2011.
______. Resolução n. 597, de 13 de setembro de 2018.
CASTRO, G. J. M.; COSTA, M. L. A invenção do sujeito. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n.2, 391-402, 2018. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/19823703003012017. Acesso em: 18 nov. 2021.
CAVALER, C. M.; CASTRO, A. Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a Perspectiva da Gestalt Terapia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v.7, n.2, p. 123- 131, jul. 2018. Disponível em:
https://doi.org/10.17267/23173394rpds.v7i2.1855. Acesso em: 18 nov. 2021.
CELLA, M.; SEHNEM, S. B. Percepção que os acadêmicos do curso de psicologia da unoesc possuem em relação ao estágio. Pesquisa em Psicologia - anais eletrônicos, [S. l.], p. 157–170, 2017. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15571. Acesso em: 18 nov. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP n. 007/2003. Brasília, 2003. Disponível em:
https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf.
______. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf.
______. Resolução CFP nº 003/2007. Brasília, 2007. Disponível em:
https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2007/02/resolucao2007_3.pdf.
______. Resolução CFP nº 001/2009. Brasília.
2009. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2009/04/resolucao2009_01.pdf.
_______. Carta de serviços sobre estágios e serviços-escola. Brasília, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2013/09/carta-de-servicos-sobreestagios-e-servicos-escola12.092.pdf.
______. Resolução nº 009/2018. Brasília, 2018a. Disponível em: http://crp11.org.br/upload/Resolu%C3%A7%C3%A3oCFPn%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf.
______. Resolução CFP nº 11/2018. Brasília, 2018b. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11- DEMAIO-DE-2018.pdf.
______. Resolução CFP nº 18/2019. Brasília,
2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-18-de-5- desetembro-de-2019-216322849.
______. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Brasília, 2020. Disponível
em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/CartilhaCCAPFINAL_6_agosto.pdf.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ENSINO DE PSICOLOGIA. Ano da Formação em Psicologia. São Paulo, 2018. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2018/07/RELAT%C3%93RIO-FINAL-REVIS%C3%83ODASDIRETRIZES-CURRICULARES-NACIONAIS-PARA-OS-CURSOSDEGRADUA%C3%87%C3%83O-EM-PSICOLOGIA.pdf.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ENSINO DE PSICOLOGIA. Práticas e estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19: Recomendações. Brasília, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Caderno-deorientac%CC%A7o%CC%83es-formac%CC%A7a%CC%83oeesta%CC%81gios_FINAL2_com_ISBN_FC.pdf.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 8/2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808428120190001
00013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
DURHKEIM, Émile. Suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FERREIRA-NETO, João Leite. A formação do psicólogo: clínica, social e
mercado. São Paulo: Escuta, 2004.
FRANCO, S. L. R. Estudantes de Psicologia, eficácia adaptativa e a psicoterapia como medida preventiva em saúde mental. Mudanças– Psicoterapia e Estudos Psicossociais, v. 9, n.16, p. 41-63, 2001. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-360579. Acesso em: 18 nov. 2021.
FREITAS, Julia Rezende Chaves Bittencourt de. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 85-104, 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1807252620160001 00006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
GUIMARÃES, A. M. V.; SILVA NETO, A. C. da; VILAR, A. T. S.; ALMEIDA, B. G. da C.; FERMOSELI, A. F. de O.; ALBUQUERQUE, C. M. F. de. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE AS FOBIAS ESPECÍFICAS E A IMPORTÂNCIA DA AJUDA PSICOLÓGICA. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 115–128, 2015. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/2611. Acesso em: 18 nov. 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
KAPLAN, B. L.; SADOCK, B. J. Compêndio de psiquiatria: ciências
comportamentais. Psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LEAHY, Robert L. Livre de ansiedade [Recurso eletrônico]. Tradução de Vinícius Duarte Figueira. Revisão técnica de Edwiges Ferreira de Mattos Silvares e Rodrigo Fernando Pereira. Porto Alegre: Artmed. 2011.
OLIVEIRA, Maria Ines Santana de. Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno de ansiedade: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 7, n.
1, p. 30-34, jun. 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808568720110001
00006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
PERLS, F. S. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summus, 1977.
PERLS, F. S. Escarafunchando Fritz dentro e fora da lata de lixo. São Paulo: Summus Editorial, 1979.
PERLS, F. S.; Hefferline, R.; GOODMAN, P. Gestalt Terapia. São Paulo:
Summus, 1997.
PINTO, Ênio Brito. Dialogar com a ansiedade: uma vereda para o cuidado. São Paulo: Summus, 2021.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. Rio de Janeiro: Summus, 1985.
RIBEIRO, Diana Pancini de Sá Antunes; TACHIBANA, Miriam; AIELLOVAISBERG, Tânia Maria José. A experiência emocional do estudante de psicologia frente à primeira entrevista clínica. Aletheia, Canoas, n. 28, p. 135- 145, dez. 2008. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413039420080002
00011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
RIBEIRO, H.K.P. et al. Transtornos de ansiedade como causa de afastamentos laborais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000021417. Acesso em: 18 nov. 2021.
RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO, Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-110, jun. 2007. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516085820070001
00008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
SALUM, G.A.; BLAYA, C.; MANFRO, G.G. Transtorno do pânico. Revista
Psiquiátrica, v. 31, n. 2, 2009. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S010181082009000200002. Acesso em: 18 nov. 2021.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S.E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cengage, 2019.
SEI, Maíra Bonafé; PAIVA, Maria Lucia de Souza Campos. Grupo de supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisor. Psicol. Ensino & Form., Brasília, v. 2, n. 1, p. 9-20, 2011. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177206120110001
00002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
SOARES, Antonio Rodrigues. A Psicologia no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30 (núm. esp.), p. 8-41, 2010. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500002. Acesso em: 18 nov 2021.
SOLIGO, A. F. et al. Formação em Psicologia: Estágios e Avaliação Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003243432. Acesso em: 18 nov 2021.
https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/103400. Acesso em: 10 out. 2021.
ANGÉLICO, A.P. Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais:
estudo psicométrico e empírico. 217f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/ tde-02112009- 151551/público/TESE.pdf. Acesso em 11 out. 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
AMORIM, Teresa. Ajustamento Criativo. Instituto Carioca de Gestalt-terapia. Out. 2016. On-line. Canal do Youtube. 5.19 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F-iJBobk7Jc. Acesso em: 10 out. 2021.
ANTHONY, Sheila Maria da Rocha. A criança com transtorno de ansiedade: seus ajustamentos criativos defensivos. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v.15, n. 1, p. 55-61, jun. 2009. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809686720090001
00009&lng=pt&nrm=iso>. acesso em: 18 nov. 2021.
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A consolidação da psicologia no Brasil (19301962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicol. educ., São Paulo, n. 22, p. 79-94, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414697520060001
00005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BANACO, Roberto Alves. O impacto do atendimento sobre a pessoa do terapeuta. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 71-79, ago. 1993. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X19930002
00010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BARBOSA, F. D.; LAURENTI, M. A.; SILVA, M. M. Significados do estágio em psicologia clínica: percepções do aluno. Encontro: Revista de Psicologia, v. 16, n. 25, p.31-53, 2013. Disponível em:
https://seer.pgsskroton.com/renc/article/view/2430. Acesso em: 18 nov. 2021.
BARLETTA, Janaína Bianca; FONSECA, Ana Lucia Barreto da; DELABRIDA, Zenith Nara Costa. A importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental. Psicol.
teor. prat., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 153-167, dez. 2012. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516368720120003
00013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
BARRETO, M. C.; BARLETTA, J. B. A supervisão de estágio em psicologia clínica sob as óticas do supervisor e do supervisionando. Cadernos de Graduação, Ciências Biológicas e da Saúde, v. 12, n. 12,
2010. Disponível em: http://docplayer.com.br/30475743-A-supervisao-de-estagio-em-psicologiaclinicasob-as-oticas-do-supervisor-e-do-supervisionando.html. Acesso em: 18 nov.
2021.
BRAGA, J.E.F. et al. Ansiedade Patológica: Bases Neurais e Avanços na
Abordagem Psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 14, n. 2, 2010. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/8207. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº. 4.119 de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília: DF: 1962.
______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988.
______. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
______. Resolução nº. 5, de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2011.
______. Resolução n. 597, de 13 de setembro de 2018.
CASTRO, G. J. M.; COSTA, M. L. A invenção do sujeito. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n.2, 391-402, 2018. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/19823703003012017. Acesso em: 18 nov. 2021.
CAVALER, C. M.; CASTRO, A. Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a Perspectiva da Gestalt Terapia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v.7, n.2, p. 123- 131, jul. 2018. Disponível em:
https://doi.org/10.17267/23173394rpds.v7i2.1855. Acesso em: 18 nov. 2021.
CELLA, M.; SEHNEM, S. B. Percepção que os acadêmicos do curso de psicologia da unoesc possuem em relação ao estágio. Pesquisa em Psicologia - anais eletrônicos, [S. l.], p. 157–170, 2017. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15571. Acesso em: 18 nov. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP n. 007/2003. Brasília, 2003. Disponível em:
https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf.
______. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf.
______. Resolução CFP nº 003/2007. Brasília, 2007. Disponível em:
https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2007/02/resolucao2007_3.pdf.
______. Resolução CFP nº 001/2009. Brasília.
2009. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2009/04/resolucao2009_01.pdf.
_______. Carta de serviços sobre estágios e serviços-escola. Brasília, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2013/09/carta-de-servicos-sobreestagios-e-servicos-escola12.092.pdf.
______. Resolução nº 009/2018. Brasília, 2018a. Disponível em: http://crp11.org.br/upload/Resolu%C3%A7%C3%A3oCFPn%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf.
______. Resolução CFP nº 11/2018. Brasília, 2018b. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11- DEMAIO-DE-2018.pdf.
______. Resolução CFP nº 18/2019. Brasília,
2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-18-de-5- desetembro-de-2019-216322849.
______. Cartilha de boas práticas para avaliação psicológica em contextos de pandemia. Brasília, 2020. Disponível
em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/CartilhaCCAPFINAL_6_agosto.pdf.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ENSINO DE PSICOLOGIA. Ano da Formação em Psicologia. São Paulo, 2018. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2018/07/RELAT%C3%93RIO-FINAL-REVIS%C3%83ODASDIRETRIZES-CURRICULARES-NACIONAIS-PARA-OS-CURSOSDEGRADUA%C3%87%C3%83O-EM-PSICOLOGIA.pdf.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ENSINO DE PSICOLOGIA. Práticas e estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19: Recomendações. Brasília, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Caderno-deorientac%CC%A7o%CC%83es-formac%CC%A7a%CC%83oeesta%CC%81gios_FINAL2_com_ISBN_FC.pdf.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 8/2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808428120190001
00013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
DURHKEIM, Émile. Suicídio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FERREIRA-NETO, João Leite. A formação do psicólogo: clínica, social e
mercado. São Paulo: Escuta, 2004.
FRANCO, S. L. R. Estudantes de Psicologia, eficácia adaptativa e a psicoterapia como medida preventiva em saúde mental. Mudanças– Psicoterapia e Estudos Psicossociais, v. 9, n.16, p. 41-63, 2001. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-360579. Acesso em: 18 nov. 2021.
FREITAS, Julia Rezende Chaves Bittencourt de. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 85-104, 2016. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1807252620160001 00006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
GUIMARÃES, A. M. V.; SILVA NETO, A. C. da; VILAR, A. T. S.; ALMEIDA, B. G. da C.; FERMOSELI, A. F. de O.; ALBUQUERQUE, C. M. F. de. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE AS FOBIAS ESPECÍFICAS E A IMPORTÂNCIA DA AJUDA PSICOLÓGICA. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 115–128, 2015. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/2611. Acesso em: 18 nov. 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
KAPLAN, B. L.; SADOCK, B. J. Compêndio de psiquiatria: ciências
comportamentais. Psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LEAHY, Robert L. Livre de ansiedade [Recurso eletrônico]. Tradução de Vinícius Duarte Figueira. Revisão técnica de Edwiges Ferreira de Mattos Silvares e Rodrigo Fernando Pereira. Porto Alegre: Artmed. 2011.
OLIVEIRA, Maria Ines Santana de. Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno de ansiedade: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 7, n.
1, p. 30-34, jun. 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808568720110001
00006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
PERLS, F. S. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summus, 1977.
PERLS, F. S. Escarafunchando Fritz dentro e fora da lata de lixo. São Paulo: Summus Editorial, 1979.
PERLS, F. S.; Hefferline, R.; GOODMAN, P. Gestalt Terapia. São Paulo:
Summus, 1997.
PINTO, Ênio Brito. Dialogar com a ansiedade: uma vereda para o cuidado. São Paulo: Summus, 2021.
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. Rio de Janeiro: Summus, 1985.
RIBEIRO, Diana Pancini de Sá Antunes; TACHIBANA, Miriam; AIELLOVAISBERG, Tânia Maria José. A experiência emocional do estudante de psicologia frente à primeira entrevista clínica. Aletheia, Canoas, n. 28, p. 135- 145, dez. 2008. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413039420080002
00011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
RIBEIRO, H.K.P. et al. Transtornos de ansiedade como causa de afastamentos laborais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000021417. Acesso em: 18 nov. 2021.
RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO, Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-110, jun. 2007. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516085820070001
00008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
SALUM, G.A.; BLAYA, C.; MANFRO, G.G. Transtorno do pânico. Revista
Psiquiátrica, v. 31, n. 2, 2009. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S010181082009000200002. Acesso em: 18 nov. 2021.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S.E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cengage, 2019.
SEI, Maíra Bonafé; PAIVA, Maria Lucia de Souza Campos. Grupo de supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisor. Psicol. Ensino & Form., Brasília, v. 2, n. 1, p. 9-20, 2011. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177206120110001
00002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2021.
SOARES, Antonio Rodrigues. A Psicologia no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30 (núm. esp.), p. 8-41, 2010. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500002. Acesso em: 18 nov 2021.
SOLIGO, A. F. et al. Formação em Psicologia: Estágios e Avaliação Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003243432. Acesso em: 18 nov 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2022-04-15
Edição
Seção
Artigos